Cultura do arquivamento audiovisual: armazenamento, acesso e recuperação da informação em ambientes digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1e

Palavras-chave:

Ambientes digitais. Cultura do arquivamento. Documento audiovisual. Recuperação da informação. Universidade Federal do Cariri.

Resumo

O presente artigo propõe a ideia de uma cultura do arquivamento audiovisual, visualizada no âmbito acadêmico a partir da produção audiovisual do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. O objetivo é investigar como o armazenamento de documentos audiovisuais como os documentários e as grandes reportagens - desenvolvidos para o trabalho de conclusão de curso - contribui para acesso, uso e recuperação da informação. Além, de criar um sistema de memória audiovisual. A metodologia parte de uma abordagem quanti-qualitativa, a partir de estudo exploratório, visando mapear os lugares de armazenamento digitais. Dessa forma, compreende-se que há a necessidade da implantação de uma cultura do arquivamento audiovisual, para propiciar o armazenamento e o acesso a esses documentos que pertencem à memória social da universidade e da sociedade, uma vez que não são visualizadas as práticas de armazenamento, sobretudo, em ambientes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

Jornalista e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri.

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia e no Curso de Jornalismo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Souza, J. J. G. de, & Cajazeira, P. E. S. L. (2020). Cultura do arquivamento audiovisual: armazenamento, acesso e recuperação da informação em ambientes digitais. Ciência Da Informação Em Revista, 7(1), 71–85. https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1e

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.