Diagnóstico e plano de marketing para uma empresa de normalização de trabalhos acadêmicos

Autori

  • Marcelo Cavaglieri SENAC

Parole chiave:

Plano de marketing. Trabalhos acadêmicos. ABNT. Gestão da informação – marketing.

Abstract

O mercado de prestação de serviço na área de normalização de trabalhos acadêmicos ainda é pouco conhecido, com poucas empresas e pessoas especializadas na área. Porém, nos últimos anos, com mais acadêmicos ingressando no ensino superior e a falta de tempo para dedicação a esta atividade, a busca por este tipo de serviço aumentou. Neste cenário, é essencial traçar estratégias de marketing com a finalidade de tornar a empresa conhecida e ser uma opção de contratação de clientes. O estudo foi desenvolvido na empresa MC Normalizações, prestadora de serviços de formatação e normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT. Foi elaborado um plano de marketing com intuído de ampliar sua participação no mercado, podendo, assim, fidelizar novos clientes. Para conhecer os clientes em potencial, realizou-se um questionário para identificar as principais necessidades e a disposição financeira para bancar este tipo de serviço. Foi possível diagnosticar que a empresa não possui um departamento de marketing consolidado, mas pratica algumas ações de marketing junto aos clientes. Este plano de marketing servirá de base para que as novas ações, aqui propostas, possam ajudar a empresa a atingir sua missão e visão. Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que o foco das ações de marketing deve estar voltado à divulgação via Internet, pois é onde os clientes mais procuram este serviço, e pautadas na qualidade, que irá ajudar na divulgação diante de colegas de faculdade e amigos.

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Biografia autore

Marcelo Cavaglieri, SENAC

Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Pubblicato

2018-12-31

Come citare

Cavaglieri, M. (2018). Diagnóstico e plano de marketing para uma empresa de normalização de trabalhos acadêmicos. Ciência Da Informação Em Revista, 5(3), 83–96. Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/3210

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Sezione

Relatos de Experiência | Experience Reports

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