Mediação da informação: um estudo nas bibliotecas de um centro universitário na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará

Autori

  • Anízia Maria Lima Nogueira Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO) / Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y543-57

Parole chiave:

Mediação da informação. Biblioteca universitária. Mediação pedagógica. Mediação técnica. Mediação institucional.

Abstract

Este trabalho trata de um relato de pesquisa sobre mediação da informação em biblioteca universitária. Parte da premissa de como é possível dinamizar práticas de mediação da informação no sistema de bibliotecas de um Centro Universitário em Juazeiro do Norte – Ceará. O objetivo da pesquisa é abordar as tipologias de mediação da informação em Silva (2015) divididas em técnica, pedagógica e institucional, visando conceber perspectivas de aplicação no ambiente das bibliotecas de um Centro Universitário na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará. O referencial teórico refere-se primeiramente à biblioteca universitária; depois, à mediação da informação e, por fim, ao bibliotecário como mediador da informação. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um relato de pesquisa, com abordagem teórico-exploratória. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados através de questionário e entrevista estruturada. Constatou-se que a mediação da informação acontece no ambiente das bibliotecas do Centro Universitário pesquisado. A mediação técnica e a institucional são as mais utilizadas nesse local e as práticas da mediação pedagógica merecem ser repensadas e reestruturadas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Anízia Maria Lima Nogueira, Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO) / Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano, pelo Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO). Bacharel em Biblitoeconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, C. C. Mediação como processo semiótico: em busca de bases conceituais. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/114919. Acesso em: 28 maio 2018.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54.

ARAÚJO, C. A. Á. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a Ciência da Informação e os campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 13. Anais eletrônicos...Rio de Janeiro: ANCIB, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

BRITO, T. R.; VITORINO, E. V. O bibliotecário e a mediação da informação no contexto das bibliotecas universitárias. Páginas A&B, v. 3, n. 8, p. 12-22, 2017. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/3332/2976 Acesso em: 16 jul. 2018.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo?. Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/645/pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

DÍAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

DUDIZIAK, E. A. Informationliteracy: princípios, filosofia e prática. Brasília, Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr., 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071 Acesso em: 16 jul. 2018.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. In: Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46 – 59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090. Acesso em 28 maio 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2010.

MARTUCCI, E. M. Revisitando o trabalho de referência: uma contribuição teórica para a abordagem interpretativa de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 99-115, jun. 2000. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/130/316 Acesso em: 16 jul. 2018.

MATTOS, A. L. O.; PINHEIRO, M. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB, Florianópolis, v. 11, n.1, p. 171-184, 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewArticle/474/60. Acesso em: 7 dez. 2017.

PRESSER, N. H. et al. Mediação da informação: uma análise das competências atitudinais requeridas do profissional de informação. ÁGORA, Florianópolis, v. 25, n. 50, p. 172-190, jan./jun. 2015. Disponível em: http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_29b1266f30_0000017313.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

SANTOS NETO, J. A. Mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. 2014. 193f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2014. Disponível em: https://alsafi.ead.unesp.br/bitstream/handle/11449/110288/santos_neto_ja_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 jul. 2018.

SILVA, J. L. C. Percepções conceituais sobre mediação da informação. Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93-108, mar./ago. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731/96288 Acesso em: 16 jul. 2018.

SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561/105158 Acesso em: 16 jul. 2018.

VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Mediação em múltiplas abordagens. In: Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 138-170, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19998/pdf_23. Acesso em: 28 maio 2018.

VICENTINI, L. A. et al. O papel da biblioteca universitária no incentivo à leitura e promoção da cidadania. Biblos, año8, n. 27, ene./mar., 2007. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2281822. Acesso em: 7 dez. 2017.

VITORINO, E. V. Princípios epistemológicos à competência informacional do profissional da informação. In: CONGRESSO ISKO-ESPANHA, 9., Anais eletrônicos... Valência, Espanha, Universitát Politécnica, 2009, p. 48-69. Disponível em: http://www.iskoiberico.org/wp-content/uploads/2014/09/57-72_Vieira-Vitorino.pdf Acesso em: 16 jul. 2018.

Pubblicato

2018-12-31

Come citare

Nogueira, A. M. L., & Bernardino, M. C. R. (2018). Mediação da informação: um estudo nas bibliotecas de um centro universitário na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará. Ciência Da Informação Em Revista, 5(3), 43–57. https://doi.org/10.28998/cirev.%y543-57

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.