Gestão de coleções para bibliotecas especializadas: uma perspectiva teórica para o planejamento de recursos informacionais
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y595-105Palavras-chave:
Biblioteca especializada. Gestão de coleção. Formação e desenvolvimento de coleções. Política de desenvolvimento de coleções.Resumo
Este artigo se propõe a apresentar um aporte teórico sobre bibliotecas especializadas e desenvolvimento de coleções a fim de fornecer subsídios para o estabelecimento de diretrizes e normas que servirão de base para o planejamento das ações a serem tomadas na gestão de coleções. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com uso de informações em fontes de informação heterogêneas, tais como: periódicos, livros, websites, anais, entre outros. O estudo revelou a importância da política de desenvolvimento e formação do acervo como parâmetro para auxiliar o bibliotecário na tomada de decisões, nas etapas do processo de desenvolvimento de coleções, proposto por Evans. Constatou-se, também, que a formação do acervo com qualidade está condicionada à flexibilidade para ajustar a política de desenvolvimento de coleções, sempre que for constatado que a biblioteca não está atendendo aos reais interesses dos seus usuários.
Downloads
Referências
ASHWORTH, W. Manual de bibliotecas especializadas e de serviços informativos. Lisboa: Calouste Gilbenkian, 1967.
BAUGHMAN, J. C. Toward a structural approach to collection development. College & Research Libraries, v. 38, n. 3, maio 1979, p. 241 -248.
BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2012.
CEZARINO, M. A. N. Bibliotecas especializadas, centros de documentação, centros de análise da informação: apenas uma questão de terminologia? Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.7, n. 2, p. 218-241. set. 1978.
DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Formação e desenvolvimento de serviços informacionais. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
EVANS, E. G. Developing library collections. Littleton: Libraries Unlimited, 1979.
FIGUEIREDO, N. Bibliotecas universitárias e especializadas: paralelos e contrastes. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 7, n. 1, p. 9-25, jan./jun. 1979. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/download/16855>. Acesso em: 03 jul. 2017.
______. Serviços oferecidos por bibliotecas especializadas: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. 3/4, p. 155-168, jul./dez. 1978.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KLAES, R. R. Dados e informações usados na tomada de decisão em bibliotecas universitárias brasileiras: o contexto da atividade de desenvolvimento de coleções. 1991. 271 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade de Brasília, Brasília, 1991.
MAIA, C. et al. Informação científica e tecnológica e desenvolvimento econômico e social: a contribuição da biblioteca especializada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BI-BLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16, Salvador. Anais... Salvador, 1991, v. 2, p. 683-691.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, 94).
MIRANDA, A. C. C. Biblioteca jurídica: uma reflexão acerca da gestão do acervo. Folha de rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v.3, n.1, p41-55, jan./jun., 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/185/148>. Acesso em: 6 mar. 2018.
______. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Informação & sociedade: estudos, João Pessoa, v.17, n.1, p.87-94, jan./abr., 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/463/1468>. Acesso em: 6 mar. 2018.
ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Orgs.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
TARGINO, M. G. Bibliotecas Universitárias e especializadas de São Luís. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 16, n. l, p. 19-32, jan./jun. 1988.
VERGUEIRO, W. C. S. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, 1989. (Coleção Palavra-chave, 1).
______. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 11, p. 13-21. jan./abr. 1993.
VOLPATO, S. M. B. A trajetória de uma biblioteca especializada: o caso da biblioteca do curso de pós-graduação em Administração da UFSC. 1999. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
WEITZEL, S. R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.
WIRGHT, J. E. A biblioteca especializada e o serviço informativo. In: ASWORTH, W. Manual de bibliotecas especializadas e de serviços informativos. Lisboa: Fundação Guben-kian, 1967.
WORTMAN, W. Collection Development: background and pricinples. Chicago: ALA, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.