O lugar do Ensino de Geografia na governamentalidade neoliberal: contexto e estratégias de resistência

Authors

  • ALDO OLIVEIRA UFCG

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13243

Keywords:

Governamentalidade, Neoliberalismo, Geografia escolar

Abstract

Esse ensaio sintetiza uma reflexão sobre o “espaço ocupado” pelos saberes geográficos no currículo escolar na contemporaneidade. Nesse sentido, a utilização do termo “lugar” no título do texto diz respeito ao posicionamento de tais saberes nos documentos curriculares oficiais atualmente em operação nas políticas educacionais voltadas, especialmente para Educação Básica brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FOUCAULT, M. A sociedade punitiva. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

______. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo, Martins Fontes, 2008.

LAZZARATTO, M. O Governo do Homem Endividado. São Paulo: n-1 edições, 2017.

LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech – A Ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

NEVES, Rosa Maria Corrêa das. PICCININI, Claudia Lino. Crítica do imperialismo e da reforma curricular brasileira da educação básica: evidência histórica da impossibilidade da luta pela emancipação da classe trabalhadora desde a escola do estado. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 184-206, mai. 2018

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. São Paulo: n-1edições, 2018.

SILVA, T. M. F. Direito e Neoliberalismo: tecnologias jurídicas e governamentalidade em Michel Foucault. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Fortaleza: 2017.

Published

2022-02-14

How to Cite

OLIVEIRA, A. (2022). O lugar do Ensino de Geografia na governamentalidade neoliberal: contexto e estratégias de resistência. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 34–41. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13243

Issue

Section

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia