A construção da narrativa histórica sobre os povos indígenas no Brasil Império
Análise do livro didático de Joaquim Manuel de Macedo (1838-1920)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv15n30.2024.0007Palavras-chave:
Narrativa histórica; Temática indígena; Consciência histórica.Resumo
Este artigo analisa a narrativa histórica sobre os povos indígenas presente no primeiro livro didático publicado com finalidade educacional no Brasil, produzido em 1854 e utilizado pela escola D. Pedro II. O estudo examina a construção dessa narrativa e seu impacto na formação da consciência histórica dos estudantes da Educação Básica. A base teórica está centrada na educação histórica, explorando a relação entre narrativa, consciência histórica e a temática indígena. O trabalho fundamenta-se em autores como Jörn Rüsen (2010, 2014, 2022) e Maria Auxiliadora Schmidt (2015), que discutem o processo de ensino e aprendizagem de História. Além disso, pesquisas sobre os povos indígenas, como as de Maria Regina Celestina de Almeida (2010) e Edson Hely Silva (2015), foram essenciais para compreender a construção da narrativa histórica sobre os indígenas no final do Brasil Colonial.
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