CINEMAS DE RUA: SOCIABILIDADES, DECADÊNCIA E MORALIDADE EM MACEIÓ (1960-1980).
Palavras-chave:
Cinemas; Emoções-sociabilidades; Moralidades.Resumo
Ao tomar as sociabilidades dos cinemas de rua como figura sócio-histórica, o objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica de transformação dos sentidos erótico-sexuais atribuídos as salas de exibição. Sob a luz da perspectiva figurativo-processual nos interessamos pelo aumento expressivo das sessões com exibições de filmes considerados eróticos e pornográficos nos cinemas Lux, Ideal e Plaza, entre os anos 1960 a 1980. Ao longo da investigação notamos que a frequente exibição desses filmes trouxeram novos limites conformadores à experiência visual nas salas de exibição. Constatamos que houve uma mudança na economia dos desejos, a questão não é puramente econômica, do ponto de vista do frequentador das salas, podemos observar que ele se deslocou para as salas em busca de um tipo de satisfação sexual, porque elas passaram a fazer parte da vida erótica da cidade. Verificamos que apesar dos filmes serem exibidos em todos os cinemas da cidade, determinados perfis de público, como aqueles formados por gays e prostitutas foram marginalizados, ficando restrito a bairros que concentravam - e ainda concentram - outros tipos de economias simbólicas periféricas, como a prostituição, o mercado ilícito de drogas, objetos roubados, ou seja, em um reduto dos marginalizados. Deste modo, ao avaliar como as produções repercutiram nos espaços de exibição, ou seja, como os filmes mediaram sociabilidades que modelaram as salas com novos sentidos, destacamos que a exibição contribuiu para ressignificar as sociabilidades nas salas dos cinemas de rua e propiciaram novos tipos de espaços sociais.
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