CINEMAS DE RUA: SOCIABILIDADES, DECADÊNCIA E MORALIDADE EM MACEIÓ (1960-1980).
Keywords:
Cinemas; Emoções-sociabilidades; Moralidades.Abstract
Ao tomar as sociabilidades dos cinemas de rua como figura sócio-histórica, o objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica de transformação dos sentidos erótico-sexuais atribuídos as salas de exibição. Sob a luz da perspectiva figurativo-processual nos interessamos pelo aumento expressivo das sessões com exibições de filmes considerados eróticos e pornográficos nos cinemas Lux, Ideal e Plaza, entre os anos 1960 a 1980. Ao longo da investigação notamos que a frequente exibição desses filmes trouxeram novos limites conformadores à experiência visual nas salas de exibição. Constatamos que houve uma mudança na economia dos desejos, a questão não é puramente econômica, do ponto de vista do frequentador das salas, podemos observar que ele se deslocou para as salas em busca de um tipo de satisfação sexual, porque elas passaram a fazer parte da vida erótica da cidade. Verificamos que apesar dos filmes serem exibidos em todos os cinemas da cidade, determinados perfis de público, como aqueles formados por gays e prostitutas foram marginalizados, ficando restrito a bairros que concentravam - e ainda concentram - outros tipos de economias simbólicas periféricas, como a prostituição, o mercado ilícito de drogas, objetos roubados, ou seja, em um reduto dos marginalizados. Deste modo, ao avaliar como as produções repercutiram nos espaços de exibição, ou seja, como os filmes mediaram sociabilidades que modelaram as salas com novos sentidos, destacamos que a exibição contribuiu para ressignificar as sociabilidades nas salas dos cinemas de rua e propiciaram novos tipos de espaços sociais.
Downloads
References
BARBERO, Jesus Martin. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 2003.
BARROS, Elinaldo. Sigilos: recordações de um cinema de bairro. Maceió: EDICULT/SECULT, 1987.
BARROS, Elinaldo. Panorama do cinema alagoano. 2. Ed. rev. ampl. Maceió: EDUFAL, 2010.
CARMO, Paulo Sérgio do. Entre a luxúria e o pudor: a história do sexo no Brasil. São Paulo: Octavo, 2011.
WOUTERS, Cas. Sex and Manners: Female Emancipation in the West 1890-2000. London: Sage, 2004
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2001.
FARIAS, Edson; GUSMÃO, Milene. O mesmo e o diverso: olhares sobre a cultura, memória e desenvolvimento. Vitória da Conquista. Edições UESB,2010.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista,1993.
HAKIM, Catherine. Capital Erótico. Rio de Janeiro: Best Business,2012.
LAQUEUR, Thomas Walter. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará,2001.
PINA, Neila Renata Silva; FERREIRA, Maria da Luz Alves. MULHER E CINEMA NO BRASIL: REPRESENTAÇÃO SOCIAL FEMININA NO CINEMA (DÉCADA DE 30 VERSUS A DÉCADA DE 70), In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, ISSN: 2175-6880. 2014. Curitiba. Anais. Curitiba. 2014. disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/portal/seminariosociologiapolitica/files/2014/08/24284_1397916387.pdf> acesso em 21/10/2014
SOUZA, Carlos Roberto de. Nossa aventura na tela. São Paulo: Cultura editores associados,1998.
TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus,1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.