PERCEPÇÕES DA CIDADE: BREVE REFLEXÃO À LUZ DAS SALAS DE CINEMA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS (1950-1960).
Palavras-chave:
Cinema; Cidade; Palmeira dos Índios.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões e reflexões advindas da disciplina intitulada “Tópicos especiais em Cultura, Memória e Identidade”, no Programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe, durante o primeiro semestre de 2016, cujas indagações foram feitas principalmente sobre questões envolvendo a cidade. Ao refletir sobre a mesma, algumas inquietações surgiram e por isso, buscamos realizar uma análise, ainda que inicial, das relações estabelecidas entre as salas de cinema e a cidade, partindo do caso singular de Palmeira dos Índios, cidade do interior de Alagoas. O cinema que se fez presente de maneira mais intensa nos anos 1950 e 1960 na referida cidade será um dos alvos deste artigo e, para tanto, este escrito foi norteado pela ótica de alguns teóricos como Gordon Cullen, Ana Fani, Sandra Pesavento, Eder Donizeti, dentre outros que possibilitam concatenar ideias que se interligam dentro do contexto da cidade, no que concerne a história. Procuramos por meio deste, elencar alguns pontos que, por vezes, podem evadir o historiador, mas que regem grande contribuição para o objeto em questão.
Downloads
Referências
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Cidade. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1997.
CHOAY, Françoise. O Urbanismo: utopias e realidades uma antologia. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
Cinemas em Palmeira: Especial. Jornal Tribuna do Sertão. Palmeira dos Índios. De 04 a 10 de agosto de 1997.
CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1971.
CUNHA FILHO, Paulo C. In: Angela Prysthon (Org.) Imagens da cidade: Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.
FERRO, Marc. O conhecimento histórico, os filmes, as mídias. Oficina Cinema-História 2004. Disponível em: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/Artigos.html. Acesso em 12/04/2016.
JUNQUEIRA, Ivanilda Aparecida Andrade. Tempo de lazer: cinema e cultura popular no cotidiano pratense na segunda metade do século XX. IN: Newton Dângelo (ORG). História e Cultura popular: saberes e linguagens. Uberlândia: EDUFU, 2010.
LUZ, Aylla Maria Caminha. Cine Spark: Memória, Lazer e Sociabilidade em Picos (PI) nas décadas de 1960 e 1970. 88F. Monografia. Universidade Federal do Piauí: Picos, 2012.
MAYNARD, Andreza. Um príncipe russo em Itabaiana: cotidiano e cinema na década de 1930. IN: Dilton Cândido Santos Maynard (ORG). Getempo: Memórias de uma coluna de internet. Macapá: EdUNIFAP, 2015.
MOURA, Flávia Danielly de Siqueira Silva. Cenas de uma cidade sensível: O cine Bandeirante como espaço de lazer e sociabilidades em Santa Cruz do Capibaribe – PE. 139F. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Campina Grande: Campina Grande, 2014.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós- Graduados em História e do Departamento de História PUC-SP: São Paulo-SP, 1981
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O espetáculo da rua. Editora Universidade: UFRG, 1992.
RUSKIN, John. A lâmpada da memória. Trad. Maria Lucia Bressan Pinheiro. Cotia- São Paulo: Ateliê editorial, 2008.
SILVA, Eder Donizeti da. A história contada através da arquitetura de uma rua. Ribeirão Preto: Fundação Instituto do Livro, 2011. 124 pg. (Coleção Identidades Culturais, n.7).
SILVA. Cristiano Cézar Gomes da. Um Agreste moderno? Ecos da modernidade e instituição de signos modernos na cidade de Belo Jardim entre 1953- 1978. 169F. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2004.
SOUZA, Willian Eduardo R. de, CRIPPA, Giulia. A cidade como lugar de memória: mediações para apropriação simbólica e o protagonismo cultural. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/72/74. Acesso realizado em 05/04/2016.
TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.