LIBRAS INSTRUMENTAL: NOÇÕES BÁSICAS E METODOLIGIA ATIVA NA PROMOÇÃO DE ACESSIBILIDADE

LIBRAS INSTRUMENTAL: BASIC NOTIONS AND ACTIVE METHODOLOGY IN PROMOTING ACCESSIBILITY

Autores

  • Iranides Silva Melo Neto Universidade Federal de Alagoas
  • William Santos Silva UFAL
  • Darlene Seabra de Lira UFAL

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Comunidade Surda, Extensão

Resumo

 Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. O projeto extensionista "Libras instrumental: noções básicas" desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) teve como objetivo principal promover o reconhecimento e respeito à Libras como uma língua legítima. A disseminação desta língua é crucial para a inclusão e plena participação das pessoas surdas na sociedade, garantindo o respeito aos seus direitos conforme as leis vigentes. Este texto traz um recorte da execução do projeto a partir de uma exposição descritiva de um dos cursos desta ação. Na forma de relato, é abordada desde a metodologia adotada para a sua execução (do curso) como aulas expositivas, práticas, participativas e interativas bem como busca-se apresentar as percepções acerca do aprendizado adquirido pelas pessoas capacitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 05 de ago. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.

CHAVEIRO, Neuma et al. ATENDIMENTO À PESSOA SURDA QUE UTILIZA A LÍNGUA DE SINAIS, NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 15, n. 4, dez. 2010. ISSN 2176-9133. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20359. Acesso em: 08 dez. 2023.

GARCÍA, Matilde Bolaño; Acosta, Nixon Duarte; Castro, Keguin González . Producción científica sobre el uso de las TIC como herramienta de inclusión social para personas sordas: un análisis bibliométrico. Salud, Ciencia y Tecnología, [S. l.], v. 3, p. 318, 2023. DOI: 10.56294/saludcyt2023318. Disponível em: https://revista.saludcyt.ar/ojs/index.php/sct/article/view/318. Acesso em: 8 dez. 2023.

GRANEMANN, Jussara Linhares. Língua Brasileira de Sinais–Libras como L1 para estudantes surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576), v. 9, n. 2, p. 270-282, 2017. Acesso em: 08 dez. 2023.

HARTMANN, Andressa Corcete; Maronn, Tainá Griep; Santos, Eliane Gonçalves. A importância da aula expositiva dialogada no Ensino de Ciências e Biologia. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, v. 1, n. 1, 2019. Acesso em: 8 dez. 2023.

NUNES, Valeria Fernandes; Bernardo, Sandra Pereira. COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network. Pensares em Revista, [S. l.], n. 12, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/33827. Acesso em: 8 dez. 2023.

SANTOS, Adriel Viera et al. Rede neural artificial convolucional aplicada ao reconhecimento de configuração de mão nos símbolos de 0 a 9 da língua brasileira de sinais (LIBRAS). In: Anais Estendidos do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2019. p. 21-24. Acesso em: 05 de ago. de 2023.

SILVA, Julieta Beserra da. A IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2019. Link: 186.227.201.58/artigo/visualizar/58453 Acesso em: 8 dez. 2023.

Publicado

24-07-2024

Como Citar

Silva Melo Neto, I., Santos Silva , W. ., & Seabra de Lira, D. (2024). LIBRAS INSTRUMENTAL: NOÇÕES BÁSICAS E METODOLIGIA ATIVA NA PROMOÇÃO DE ACESSIBILIDADE: LIBRAS INSTRUMENTAL: BASIC NOTIONS AND ACTIVE METHODOLOGY IN PROMOTING ACCESSIBILITY. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16988

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.