INSERÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Autores

  • Alyce Rocha de Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Carla da Rocha Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Leiko Asakura Universidade Federal de Alagoas
  • João Raphael Lima Avelino Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Agroecologia, horta escolar, pré-escola.

Resumo

O presente relato de experiência da implantação da horta no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) aborda a importância de trabalhar a educação ambiental com as crianças visto que é na idade pré-escolar quando começa a fase das descobertas. Os cuidados com a horta tornam-se uma ferramenta para ensinar-lhes como cuidar do solo, da água, do ambiente, das plantas e como preservá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, N. V. S. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2008. (Caderno 1).

BARROS, E. A.; SANTOS, M. J.; SANTOS, A. C.; PAIVA, T. R. A. Como nascem as plantinhas? Brincando e aprendendo com a horta colorida. Anais do III CONEDU. 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID2124_13082016234148.pdf> Acesso em: 06 out. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Conselho Federal de Nutricionistas. Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Brasília, 2018. Disponível em:

<https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/21_Principios_Praticas_para_EAN.pdf> Acesso em: 05 out. 2018.

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA. Relatório final da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília-DF, 2015. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/site/relatorio-final-5a-conferencia-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional/view> Acesso em: 06 out. 2018.

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA. Relatório final da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília-DF, 2004. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/site/relatorio-final-2deg-conferencia-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional/view> Acesso em: 06 out. 2018.

CRIBB, S. L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n. 1 p. 42-60 Abril 2010.

FERNANDES, M. do C. de A.. Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília, 2007. FAO/FNDE/MEC. Disponível em: <http://www.fao.org/fileadmin/templates/ERP/docs2010/caderno2_red.pdf > Acesso em: 12 jun. 2018.

FREITAS, H. R. et al.. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros – Petrolina/PE. Extramuros, Petrolina-PE, v. 1, n. 1, p. 155-169, jan./jul. 2013.

LIMA, E. C. Horta suspensa em garrafas PET: uma alternativa para a educação ambiental e sustentabilidade. Anais do III CONEDU. 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID894_13082016185144.pdf> Acesso em: 06 out. 2018.

MMA/ MEC/ IDEC. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/, 2005. 160 p. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf > Acesso em: 30 jun. 2018.

MELO, L. D. F. A.; MELO JUNIOR, J. L. A. Educação ambiental e horta escolar como subsídios pedagógicos em uma escola de Palmeira dos Índios, AL (Relato de caso). Revista Educação Ambiental em Ação, v. 14, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2074> Acesso em: 06 out. 2018.

MONTEIRO, I. C. S. & COSTA, S. K. Consumo alimentar e estado nutricional de pré-escolares em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas. Maceió; 2017. [Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas].

MONTEIRO, I. C. S.; GISCHEWSKI, M. D. R.; AVELINO, J. R. L.; ASAKURA, L. Horta caseira, criança e brincadeira. In: Sampaio J. F. et al. organizadores. A extensão universitária e a promoção da saúde. Maceió: EDUFAL, 2018. p. 243-250.

MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.

NOGUEIRA, W. C.; PINHO, L. Horta em materiais recicláveis: conscientização ecológica de comunidades carentes e segurança alimentar no Norte de Minas Gerais. Educação Ambiental em Ação. 2011. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=967> Acesso em: 13 jul. 2018.

OLIVEIRA, J. F.; GONÇALVES, C. G.; SANTOS, A. N.; SILVA, M. R. F.; GAMBARRA, W. P. T. Projeto: Educando com a horta escolar. Anais do IV CONEDU. 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID10030_.pdf> Acesso em: 06 out. 2018.

PINTO, K. S.; SANTOS JÚNIOR, N. C. Plantando o verde para colher o futuro: uma experiência de horta sustentável no CE Humberto de Campos/MA. Anais do IV CONEDU. 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID6663_10092017112219.pdf> Acesso em: 06 out. 2018.

RIBEIRO, F. F. H. & SILVA, J. O. A. Horta orgânica como ferramenta lúdica no ensino de ciências naturais. Anais do IV CONEDU. 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4540_11092017085225.pdf> Acesso em: 06 out. 2018.

SANDES, E. V. S. Horta escolar e a promoção da alimentação adequada e saudável – a experiência de um projeto de extensão. Maceió; 2017. [Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas].

SILVA, R. A.; PEREIRA, T. M.; ASAKURA, L.; HIRAI, W. G. Segurança alimentar e nutricional – cultivando a saúde e praticando o lazer na horta. Third International Conference Agriculture and Food in an Urbanizing Society. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, setembro, 2018.

SOLON, L. A.; MENDONÇA, C. M. B.; MONTEIRO, I. C. S.; ASAKURA, L.; CUNHA, J. L. X. L. Relato de experiência do projeto Cultivando a saúde e praticando o lazer na horta. In: Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2018. Brasília, 2018. Disponível em: <https://rasbran.com.br/rasbran/issue/view/17> Acesso em: 06 out. 2018.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

de Carvalho, A. R., Alves, C. da R., Asakura, L., & Avelino, J. R. L. (2021). INSERÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 8(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/8792

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.