NOTAS SOBRE IMAGENS-PASSAGENS: O ENSAÍSMO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO.
Palabras clave:
Cinema ensaio. Estética fílmica. Teoria do Cinema.Resumen
A proposta do trabalho consiste em pensar o ensaio como uma forma de inscrição na cultura audiovisual e, para tanto, serão utilizados como recursos de exploração a contemplação e, em seguida, a reflexão em torno do seu corpo, suas formas e presença nos meios de comunicação do mundo pós-industrial. A ancoragem teórica dar-se-á a partir de uma costura elaborada na atmosfera formada pela Teoria do Cinema e derivada da ressonância do pensamento filosófico, literário e estético. Nosso ponto de partida para a formação do conjunto epistêmico que pretendemos elaborar é o texto “O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker”, de Timothy Corrigan e a observação e análise da Trilogia da Solidão do cineasta e artista brasileiro Cao Guimarães. Diante disso, cabe compreender, segundo um pensamento pós-estruturalista, de que modo a escrita ensaística possibilita a existência de um produto audiovisual que escapa do paradigma representacional e converge para o regime sensível intitulado lógica da sensação (DELEUZE, 2007). Sobre esse aspecto, pensar o Cinema é dar-se conta também das potencialidades, linhas de força, cartografias e temporalidades que advém do processo de criação e materialidade do que a crítica convencionou chamar de filme-ensaio. Diante do exposto, a proposta busca responder a seguinte questão: como o filme-ensaio pode traduzir formas-pensamento no mundo contemporâneo?
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Citas
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura 1. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.
ASTRIC, Sylvie (org.). Le film-essa: identification d'un genre. Bibliothèque du Centre Georges Pompidou, Paris, 2000.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2003.
__________________. Cinema 2: A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (ORG.) O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.
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