LIBREFLIX: A CULTURA COLABORATIVA DO AUDIOVISUAL NUMA PLATAFORMA DE STREAMING.

Autores/as

  • Jamerson dos Santos Farias Soares UFAL

Palabras clave:

Libreflix. Cultura livre. Inteligência Coletiva.

Resumen

O presente artigo é resultado de um estudo analítico sobre a plataforma de streaming de vídeo: Libreflix. Uma plataforma digital que tem como princípios a liberdade de expressão, a gratuidade na exibição de filmes e séries, o compartilhamento de produções audiovisuais independentes e produções que ajudam no pensamento crítico. Foram pesquisados e analisados a interface da plataforma, seus direcionamentos, como se dá a interação entre ela e o público, e a sua importância para a difusão de produtos fílmicos para quem não tem muitas condições financeiras. Na conceitualização e associação de ideias foram consultados artigos, livros, reportagens e opiniões de estudiosos da área. Houve também pesquisa sobre Cultura Livre, o movimento Software livre, o papel da Web 3.0 no consumo tecnológico, a Ciência de dados, a Cultura da convergência e Inteligência coletiva, colaborativa e participativa. O objetivo deste artigo é entender e investigar os pressupostos do Libreflix, de que maneira esse formato disponibiliza arte e cultura para a comunidade, sua etimologia, como tudo começou, quais conceitos foram usados para a idealização e criação da plataforma. Além disso, como se dá os procedimentos para seleção e divulgação de produções autorais, e quais as divergências entre o Libreflix e a grande empresa de produção de filmes e séries do mercado atual, a Netflix. A análise se desenvolveu a partir de visitas ao site, ao aplicativo Android da plataforma, conversas com o criador do serviço gratuito, comparação com outros sites que compactuam com a ideia da plataforma, como também a tabulação de dados de quantas contas já foram criadas e que tipo de público aloja suas próprias filmagens no site.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamerson dos Santos Farias Soares , UFAL

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas, com formação técnica e habilitação em Arte dramática na Escola Técnica de Artes - Ufal e produtor cultural.

Trabalho e estudo produzidos durante o Pibic 2018/2019, orientado pelo  professor doutor Ronaldo Bispo/UFAL.

Citas

ALMEIDA, Marco; CRIPPA, Giulia. Informação, cultura e tecnologia: novas mediações para a produção e o consumo cultural. São Paulo: 2009.

BAIXA CULTURA. Cultura Livre e Copyleft. São Paulo: 2015. Disponível em:

<http://baixacultura.org/wp-content/uploads/2015/04/cultura-livre-e-copyleft.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

BELTRÃO, B. F. Produção colaborativa na rede: um olhar sociocultural. Revista Contemporânea, Bahia, n.12, Páginas 119-128. 2009.1

BEMBEM, ngela; SANTOS, Plácida. Inteligência coletiva e compartilhamento da informação: estado da arte da produção sobre inteligência coletiva. 3º Simpósio hipertexto e tecnologia na educação - redes sociais e aprendizagem. UFPE: 2010.

BATISTA, André. O Papel das Plataformas de Streaming na Distribuição de Filmes Independentes. Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação - Instituto Universitário de Lisboa, 2016.

CAMARGO, Camila. O que é Software Livre?. TecMundo, 2008. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/linux/218-o-que-e-software-livre-.htm>. Acesso em: 20 de junho de 2019

CONDORELLI, Antonino. A ideia de cultura na cibercultura: uma exploração epistemológica. Intercom: 2014. Artigo apresentado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

FANJUL, Sérgio. Na verdade, o que é exatamente um algoritmo?. EL PAÍS Brasil, 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/30/tecnologia/1522424604_741609.html>. Acesso em: 26 de julho de 2019.

FEUSER, Jeferson. Entretenimento e interatividade: aspectos colaborativos das plataformas digitais. Revista Anagrama - Revista científica interdisciplinar da Graduação. Ano 5, ed. 2. São Paulo: 2011/12.

KOO, Lawrence. O papel da Web 3.0 no consumo contemporâneo. Revista Pensamento e realidade. PUC-SP: São paulo. V.24, n.2, páginas 109-124. Fevereiro de 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7086>. Acesso em: 15 de novembro de 2018.

LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5º ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MARQUES, José. O que é inteligência coletiva?. Portal IBC, 2016. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-inteligencia-coletiva/>. Acesso em: 27 de julho de 2019.

MONTEIRO, Ítalo; SALES, Lígia. Netflix e seus efeitos midiáticos na era da convergência. Intercom, 2017: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza/CE.

MOREAU, Antoine.Sobre arte livre e cultura livre. In: MOREAU, Antoine. Copyfight: Pirataria & cultura livre. Rio de Janeiro: Azougue, 2012. p. 159-165.

PATRIOTA, Carla; PIMENTA, Rodrigo. Da Mídia 2.0 para a Mídia 3.0: perspectivas da próxima onda na Web. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Natal, RN, 2008.

PRIMO, Alex . Crítica da cultura da convergência: participação ou cooptação. In: Elizabeth Bastos Duarte, Maria Lília Dias de Castro. (Org.). Convergências Midiáticas: produção ficcional - RBS TV. Convergências Midiáticas: produção ficcional - RBS TV. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 21-32.

RICCIULLI, Stefania. Data is the new black: o papel da Netflix na web. 12⁰ Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. São Paulo: 2016.

ROSSI, Guilmour. Libreflix: Streaming gratuito de filmes livre mudam a sociedade para melhor!. 18º Fórum Internacional Software Livre. Porto Alegre: 2018.

SCHAINBERG, Thais. Direitos humanos, gênero e diversidade na era tecnológica. I Congresso de Tecnologias aplicadas ao Direito. Belo horizonte: 2017.

SILVA, Erik. Gnu, Gpl e suas 4 liberdades do Software Livre. Linux e programação. Disponível em:<https://linuxeprogramacao.blogspot.com/2013/07/gnu-gpl-e-suas-4-liberdades-do-software.html>. Acesso em: 18 de julho de 2019.

TARIN, B. BELISÁRIO, A. Copyfight: Pirataria & cultura livre. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Azougue, 2012.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

dos Santos Farias Soares , . J. . (2022). LIBREFLIX: A CULTURA COLABORATIVA DO AUDIOVISUAL NUMA PLATAFORMA DE STREAMING. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14543

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.