CONSTRUÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM PSICOLOGIA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores/as

  • ANGELINA DE VASCONCELOS UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • ERIKA MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

Reformulação PPC. Curricularização da extensão. Instituto de Psicologia

Resumen

Este relato objetiva refletir sobre o processo de reformulação do projeto pedagógico do curso - PPC pelo qual o Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões) tem passado; em especial, os aspectos relacionados à implementação do programa PIEX- PROGRAMA INTEGRALIZADOR DE EXTENSÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA (PIEX-PSI). Esta reflexão inicia-se com mobilizações realizadas pelo NDE, grupos PET e Centro Acadêmico, os quais discutiram entre os docentes, discentes e técnicos do instituto sobre o processo referido; bem como, consultaram os egressos do curso, a fim de identificar as especificidades do currículo em psicologia da Ufal, campus A.C. Simões, dos demais, e traduzi-las em elementos constituintes do PIEX-IP. Em seguida, objetivando a construção das ações que constituirão o PIEX-IP, foi realizado o levantamento das ações e projetos de extensão desenvolvidas pelo Instituto de Psicologia através de acesso ao site Sigaa - UFAL, no período de 2016 a 2022. Foram analisadas 79 das 81 ações registradas, destacando-se o tipo de ação desenvolvida e a sua área temática. Verificou-se a prevalência da categoria projetos, e da prevalência da área da educação (51,3%), em seguida, saúde (21,8%), direitos humanos (15,4%), cultura (10,3%) e comunicação (1,2%). Conclui-se que as atividades realizadas têm contribuído para fazer emergir e enfatizar as especificidades e necessidades do nosso currículo e por fim, traduzi-las em elementos constituintes do PIEX-IP. Esperamos que o presente relato possa auxiliar outras unidades que eventualmente passem por esse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ANGELINA DE VASCONCELOS, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Docente do curso de Psicologia da UFAL, campus A.C.Simões.

ERIKA MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO , UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante do Curso de Psicologia- UFAL.

Citas

BRASIL. Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração – FORPLAD. Planejamento da Coordenação Nacional do FORPLAD Gestão 2016-2017. Disponível em: http://www.forplad.andifes.org.br/sites/default/files/Planejamento_Coordena%C3%A7%C3%A3o_FORPLAD_2016-2017.pdf. Acesso em: 16 mai. 2016.

BRASIL. Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. Instrução normativa PROEX no 01/2021/PROEX/UFAL - CONSUNI/UFAL de 09 de abril de 2021. Maceió, AL, 09 abr. 2021. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiLhuzFsaz7AhVBpZUCHXrjDWcQFnoECBkQAw&url=https%3A%2F%2Fufal.br%2Fufal%2Fextensao%2Fdocumentos%2Fin-proex-04-2021.pdf%2F%40%40download%2Ffile%2FIN-PROEX-01-2021.pdf&usg=AOvVaw2exglRVSCsMStCUFFMAdZ. Acesso em 13 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE. Lei 13.005 de

de Junho de 2014. Brasília, DF, 25 jun. 2014. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 13 nov 2022.

BRASIL. Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. Resolução nº. 65/2014 – CONSUNI/UFAL de 03 de novembro de 2014. Maceió, AL, 03 nov. 2014. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/extensao/documentos/diretrizes-gerais-das-

atividades-de-extensao-no-ambito-da-ufal. Acesso em 13 nov. 2022.

BRASIL. Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. Resolução nº. 04/2018 – CONSUNI/UFAL de 19 de fevereiro de 2019. Maceió, AL, 19 fev. 2018. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2018. Acesso em 13 nov. 2022.

INSTITUTO DE PSICOLOGIA. Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Carta Compromisso do Instituto de Psicologia por uma universidade antirracista. Instituto de Psicologia, 2020. Disponível em: https://ip.ufal.br/pt-br/institucional/documentos/carta-compromisso-do-instituto-de-psicologia-por-uma-universidade-antirracista. Acesso em: 14 nov. 2022.

Públicas Brasileiras - FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária – PNEU.

Manaus, AM, 02 mai. 2012. Disponível em:

https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em 13 nov. 2022.

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

DE VASCONCELOS, A., & MARIA FERNANDA MORAES DE ARAUJO , E. . (2022). CONSTRUÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM PSICOLOGIA:: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14576

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.