PSICOLOGIA E A.C.E.:

Intervenções ético-políticas em comunidades.

Autores/as

  • Maria Augusta Costa dos Santos UFAL- Universidade Federal de Alagoas.

Palabras clave:

ACE, Psicologia comunitária, Compromisso ético-político, Saúde Mental, Monitoria

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência extensionista desenvolvida a partir da Atividade Curricular de Extensão 1 (A.C.E.1), executada junto ao primeiro período do curso de Psicologia da Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca/UFAL. Tal atividade está ligada ao projeto de Extensão Psicologia Social e Saúde Mental: intervenções ético-políticas em comunidades. O projeto objetiva a inserção de estudantes, desde o primeiro período do curso, em comunidades de Palmeira dos Índios e municípios circunvizinhos, com vistas a lhes proporcionar o contato com a realidade da população local, o levantamento de demandas que podem ser respondidas pela Psicologia, além da elaboração de projetos que possam ser desenvolvidos nestas comunidades. Para tanto, nesta primeira etapa (A.C.E.1), os estudantes realizaram visitas às comunidades, principalmente em Unidades Básicas de Saúde e escolas,  com objetivo primeiro de realizar mapeamento e posterior elaboração de projetos. Tais atividades foram acompanhadas e orientadas pelas monitoras e supervisionadas pela docente responsável pela A.C.E. Nesta primeira etapa, foram elaborados projetos nas seguintes temáticas: ansiedade e atividades escolares, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, pré-natal psicológico, visitas domiciliares como ferramenta de acompanhamento de diabéticos, formação e orientações de docentes para o trabalho com adolescentes.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Costa dos Santos, M. A. (2022). PSICOLOGIA E A.C.E.: : Intervenções ético-políticas em comunidades. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14590

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