Serviço Social, educação popular e ação curricular de extensão

Social Service, popular education and curricular extension action

Autores/as

  • Telma Cristiane Sasso de Lima Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • VITORIA BARBOSA MOURA DE OLIVEIRA Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palabras clave:

Extensão Universitária; Currículo de Graduação; Ensino de Jovens, Adultos e Idosos

Resumen

Relata-se a experiência extensionista de um dos projetos piloto dedicado à implantação da oferta e creditação de ação curricular de extensão (ACE) na graduação em serviço social. Descrevem-se as atividades e os produtos extensionistas obtidos durante o trabalho de campo presencial ocorrido entre setembro e dezembro/2019 (segundo semestre letivo de 2019) e executado pela primeira equipe de graduandos do turno noturno matriculada no 2º período de graduação no componente curricular ACE. As atividades foram executadas em uma Escola Municipal na periferia da capital alagoana, atendendo às demandas de grande pertinência social através da interação com uma (01) turma do segundo segmento de ensino de jovens, adultos e idosos (EJAI) na 6ª fase do ensino fundamental. Essa primeira incursão ACE dedicou-se a: oportunizar troca de saberes por meio do aprendizado ativo obtido com a resolução de problemas concretos e pela proposição/elaboração de produtos didáticos, promovendo a interação entre jovens (universitários e alunos EJAI – ambos os grupos formados por estudantes trabalhadores) cuja história de vida é similar para que, mediados pela Escola e pela ideia de profissionalização, aprendessem juntos. O legado desta experiência é marcado pelo esforço coletivo em torno das diferentes fases de aprendizado/formação para qualificarmos a relação entre a expertise profissional da área de serviço social e a educação popular com as respostas necessárias às demandas advindas do ensino de jovens e adultos imersos em variadas situações de vulnerabilidades sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Cristiane Sasso de Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Adjunta e Coordenadora de Extensão na Faculdade de Serviço Social da UFAL/Maceió. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha na linha ações coletivas populares; serviço social; gestão social e da informação; epistemologia e metodologia científica.

VITORIA BARBOSA MOURA DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social/UFAL - Maceió. Foi Monitora em Atividades Curriculares de Extensão/ACE no projeto piloto, atualmente cursa o 5º período da Graduação em Serviço Social e está em estágio curricular obrigatório na Escola onde o projeto de extensão segue em execução através de novas e múltiplas modalidades ACE, sob a coordenação da Profa Dra Telma C. Sasso de Lima.

Citas

BRANDÃO, C. R. (2003). O Que é Educação Popular. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense.

___. (2006). O que é Método Paulo Freire. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense.

CAETANO, M. et al. (2017) Paulo Freire e Florestan Fernandes: diálogos necessários sobre a democracia e a escola cidadã. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental PPGEA/FURG-RS, pp. 40-59. Recuperado de https://periodicos.furg.br/remea/article/download/6892/4530

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). (2012) Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: UFAM, 2012. 40p. Recuperado de https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf

___. (2007) Extensão Universitária: organização e sistematização. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: COOPMED, 112p. Recuperado de https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf

FREIRE, P. (1984). Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra.

___. (1987) Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GADOTTI, M. (1995). Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez.

LIMA, T. C. S. de; & NASCIMENTO, S. M. do. (2019) Programa de Extensão Curricular da Faculdade De Serviço Social. Revista Eletrônica Extensão em Debate 6(5). Edição Especial “Curricularização da Extensão na Universidade Federal de Alagoas”. Maceió: UFAL. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/9314

Ministério da Educação e Cultura (MEC). (2012). Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. MEC: CNE.

___. Lei Federal Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm

___. (2012) Decreto Nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7824.htm

___. (2012) Portaria Normativa MEC nº. 18, de 11 de outubro de 2012. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/portaria_18.pdf

NÉSPOLI, J. H. S. (2013) Paulo Freire e Educação Popular no Brasil contemporâneo: Programa MOVA-SP (1989 – 1992). Revista Educação Popular 12(1). Uberlândia: UFU. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20327

Publicado

2024-08-07

Cómo citar

Cristiane Sasso de Lima, T., & BARBOSA MOURA DE OLIVEIRA, V. (2024). Serviço Social, educação popular e ação curricular de extensão : Social Service, popular education and curricular extension action. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14934

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.