SENTIDOS E DESAFIOS DA VIDA UNIVERSITÁRIA: ATELIÊS COM BLOGS REFLEXIVOS

SENSES AND CHALLENGES OF UNIVERSITY LIFE: WORKSHOPS WITH REFLECTIVE BLOGS

Autores/as

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Matheus Ivan da Silva Chagas Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Julya Myrele Rosendo de Almeida Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Laura Santos de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lara Jordana Lima da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palabras clave:

Extensão. Vida universitária. Juventudes. Sentidos. Desafios. Blogs reflexivos.

Resumen

 Carta Pedagógica sobre relatos e diálogos ocorridos numa roda de conversa realizada durante o evento Semana de Extensão e Cultura/2023, na Universidade Federal de Alagoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação. Professora Associada do Centro de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação.

Matheus Ivan da Silva Chagas, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Pedagogia. Centro de Educação/UFAL

Julya Myrele Rosendo de Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Pedagogia. Educadora Social atuando no Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares. Mestrando em Educação (PPGE/CEDU/UFAL).

Laura Santos de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Pedagogia. Professora da rede municipal de ensino de Marechal Deodoro. Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)

Lara Jordana Lima da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Pedagogia. Pedagoga da instituição Pestalozzi de Maceió. Mestranda em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)

Citas

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, 93p.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out.-dez. 2017.

DELORY-MOMBERGER, Christine. La recherche biographique en éducation. Fondements, méthodes, pratiques. Paris : PUSG, 2014, 230 p

REIS, Rosemeire. Pesquisa biográfica e heterobiografização. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 2020, p. 295-309

REIS, Rosemeire. Diálogos entre Questões de Pesquisa que Orientam a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot e a Pesquisa Biográfica em Educação de Christine Delory-Momberger. Revista Internacional Educon, 2(3), 2020, p. 1-18.

REIS, Rosemeire. Juventudes, vida universitária e relação com o saber: contribuições das narrativas de si. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 30–57, 2022

REIS, Rosemeire; CHAGAS, Matheus, Ivan; OLIVEIRA, Laura Santos de; SILVA, Lara Jordana Lima da; ALMEIDA, Julya Myrele Rosendo de. Desafios vivenciados na universidade: relatos a partir de uma pesquisa-formação. In: REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica Silvana (Orgs). Juventudes, Culturas e Formação: experiências e trajetórias de pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

TINTO, Vincent. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Estados Unidos, Amityville, v. 0, p. 1-16, 2017.

Publicado

2024-03-19

Cómo citar

Reis, R., Ivan da Silva Chagas, M., Myrele Rosendo de Almeida, J., Santos de Oliveira, L., & Jordana Lima da Silva, L. (2024). SENTIDOS E DESAFIOS DA VIDA UNIVERSITÁRIA: ATELIÊS COM BLOGS REFLEXIVOS: SENSES AND CHALLENGES OF UNIVERSITY LIFE: WORKSHOPS WITH REFLECTIVE BLOGS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17461

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.