CIENTIFICAMENTE: PROJETO DE EXTENSÃO DA UFAL PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE.

Autores/as

  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria do Socorro Dias de Oliveira Usina Ciência - PROEX Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Carla Juliana Silva Soares Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Gabriel Santos da Silva Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palabras clave:

Alfabetização científica, Popularização das Ciências, Disseminação das Ciências.

Resumen

Este trabalho aborda a experiência com o Cientificamente, projeto de Extensão desenvolvido pelo QuiCiência do Instituto de Química e Biotecnologia - IQB, núcleo voltado à socialização, divulgação, popularização e desmistificação das ciências naturais, tendo ocorrido em várias edições em parceria com a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, equipamento de extensão ligado à PROEX, que tem a mesma missão que a do QuiCiência no que concerne ao viés extensionista. Os eventos do Cientificamente têm como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de ciências e alfabetização científica em Alagoas, bem como para melhoria dos índices de desenvolvimento humano deste estado. O público alvo do Cientificamente é a comunidade alagoana em geral, com especial destaque para a rede de ensino básico de Alagoas. As apresentações são realizadas em escolas da rede de ensino básico, bem como em espaços de grande afluência de público, como shopping centers e praças. Os Shows, exposições de banners, exhibits, experimentos hands-on e planetário têm como norte a novidade e o estranhamento, para despertar a curiosidade e o prazer das descobertas científicas. São realizados de maneira lúdica, interativa e de forma a desmistificar a ciência e a tecnologia, mostrando como as mesmas estão presentes no nosso dia a dia.

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Biografía del autor/a

MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA, Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua (finalizando os trabalhos) como membro do Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR. Adquirindo experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise. Atualmente desenvolve trabalhos na área de Ensino de Química trabalhando com a divulgação de Ciências, Metodologias alternativas para Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação desenvolvidas e aplicadas para o Ensino de Química e extensão universitária. É atual coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFAL, e vice-coordenadora do curso de Química Licenciatura EAD. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Ensino de Ciências" situado no Centro de Educação (CEDU), professora credenciada aos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciêcias e Matemática - PPGECIM, e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI/IQB/UFAL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA, inserido dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente, QuiBreakout e Simbora que tem como objetivo permitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos.

Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues, Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado (1982) e doutorado (1991) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos (1996-1998). Professor Associado 4 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em: a) gerar materiais didático-pedagógicos novos ou melhorados; b) identificar os problemas associados às dificuldades vivenciadas nos processos de ensino-aprendizagem de Química c) realizar intervenções que empregam estratégias didático-pedagógicas, metodologias alternativas e abordagens educativas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) inovadoras ou melhoradas, visando mitigar os entraves ao aprimoramento da educação e dos letramentos desta ciência c) implementar novos métodos organizacionais nos serviços administrativos, na organização de infraestrutura e nas relações externas à universidade. Atua em ações que articulam saberes inerentes à Extensão, ao Ensino e à Pesquisa, dedicadas à comunidade alagoana, com destaque para alunos e professores de escolas da Rede Pública, sobretudo as de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É coordenador de Extensão do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL desde 2010 e foi Coordenador da Usina Ciência, núcleo de apoio pedagógico e de divulgação científica da UFAL, de 2010 a 2015 e em 2018. Foi coordenador de área do PIBID/ Química/ UFAL-Maceió de 2011 a 2016 e do Curso de Química Licenciatura da UFAL/Maceió de 2008 a 2010.

Maria do Socorro Dias de Oliveira, Usina Ciência - PROEX Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui Doutorado em Educação realizado na Univeridad SEK Chile (2018) e Mestrado em Política e Gestão da Educação pelo Instituto Universitário CLAEH - Montevidéu, revalidado na Universidade Federal de Alagoas em 13 de novembro de 2014, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1991). Especializações em Formação para a Docência do Ensino Superior e em Educação. Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Alagoas e Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFAL.

Carla Juliana Silva Soares, Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É uma das integrantes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QuiCiência do Instituto de Química e Biotecnologia - IQB/UFAL. Atualmente é monitora da área de Ensino de Química pelo IQB e membro do Centro Acadêmico de Química Wamilson Santana - IQB/UFAL na Coordenação de Comunicação e Imprensa na Gestão Termodinâmicos (2019-2020). Desenvolve pesquisa com análise de material didático, com ênfase nos Livros Didáticos (LD) de Química para o Ensino Médio. É uma das desenvolvedora de conteúdos para as redes sociais (Instagram e Facebook) do QuiCiência, tendo como foco a contextualização da química para o público geral. Trabalha também com edição de projetos visuais gráficos e edição de vídeos, desenvolvimento do panfleto QuiCiência Impresso e infográficos no Ensino de Química. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como foco o desenvolvimento de aulas experimentais de Química para os alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. Moreira e Silva.

Gabriel Santos da Silva, Instituto de Química e Biotecnologia - IQB Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É um das integrantes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QuiCiência do Instituto de Química e Biotecnologia - IQB/UFAL.

Citas

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Publicado

2021-12-23

Cómo citar

ANGELO DA SILVA, M. G., Ferreira Rodrigues, R. A., Dias de Oliveira, M. do S., Soares, C. J. S., & da Silva, G. S. (2021). CIENTIFICAMENTE: PROJETO DE EXTENSÃO DA UFAL PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 8(10). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/8651

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