CICLO (ARTHUR CAVALCANTE, 2013): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Animação. Ciclo. Design. Hibridismo.Resumo
Este texto trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido pelo autor, intitulado Ciclo, uma obra audiovisual de animação realizada em 2013 e que participou, entre outros, do 3º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e na categoria Panorama Internacional do Anima Mundi 2015. Abordam-se, portanto, a utilização da técnica 2D (animação clássica) com 3D (computadorizada) e o constante diálogo com o aspecto melodramático dos 12 princípios de animação (JOHNSTON; THOMAS, 1981). A animação nas técnicas 2D e 3D requer a síntese da imagem computadorizada e carrega aspecto expressivo no controle dos elementos gráficos, sendo um deles pertencente ao próprio manuseio do personagem em sua aparente autonomia. Tendo em vista que a síntese da imagem digital perpassou as estratégias na escrita do roteiro (MCKEE, 2013) e análise das variáveis que possibilitariam ou impediriam a pós-produção, o objetivo do artigo é problematizar dois aspectos do processo: a utilização de um hibridismo entre a estrutura da imagem bidimensional como estética final a partir da produção tridimensional, e o planejamento via design de animação e sua íntima relação com a abordagem melodramática (XAVIER, 2003), desde os conflitos em cena até o uso do contraste no perfil dos personagens. A proposta, portanto, traz como resultado as estratégias audiovisuais utilizadas para que este filme independente saísse do roteiro e se fizesse possível, ao mesmo tempo no planejamento para atrair o público espectador, focando na metodologia que a produção fez uso sobre o aspecto contemporâneo computacional e adaptações do contexto ficcional próprias da produção.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, Sp: Papirus, 1993.
JOHNSTON, Ollie & THOMAS, Frank. Illusion of life: The Disney Animation. New York: Hyperion, 1981.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte e Letra, 2013.
WEBSTER, Chris. Animation: The Mechanics of Motion, Oxford: Focal Press, 2005.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.