OFICINA DE ARTE URBANA: ESTÉTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

Autores

  • Ana Luiza Costa Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Séfora Emiliano Ferton Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Yasmin Neri Araújo Almeida Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Anna Maria Soares Filha Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Arte Urbana, Política, Interdisciplinaridade, Oficina

Resumo

Este artigo é um relato de experiência das graduandas e participantes do projeto extensionista “Cidade & Signos: Um intercurso pela arte” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Design, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), durante a oficina artística de intervenção urbana para o Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (ICHCA) no seu Primeiro Fórum de Estéticas Urbanas e Políticas Públicas. O objetivo de tal atividade foi vivenciar, através da prática da arte urbana a temática focal do evento, abordando a relação da arte de ruas com suas políticas, além de promover a interdisciplinaridade entre os diversos cursos da universidade. Para a oficina, foram realizadas intervenções nas paredes e pilares do próprio instituto com as técnicas de lambe-lambe, estêncil, grafite e pixo e posteriormente foi feito uma roda de conversa acerca da temática do evento. Os resultados alcançados demonstraram o forte desenvolvimento criativo dos participantes, o envolvimento de pessoas de diferentes contextos educacionais e a integração de todos a partir da troca de experiência.

Biografia do Autor

Ana Luiza Costa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Design

Séfora Emiliano Ferton, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Yasmin Neri Araújo Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Anna Maria Soares Filha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1983), possui mestrado em Gégraphie Urbaine - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1990). Atualmente faz parte do corpo docente adjunto da Universidade Federal de Alagoas. 

Referências

ANDRADE; CONRADO; RIBEIRO. Nossos grafites estão ameaçados: novos desafios do direito para a proteção do patrimônio artístico In: FERREIRA; NUSSBAUMER; SIMIS. Política para as artes. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 3. (Coleção Cultura e Pensamento). p. 143-157.

BRASIL. Lei n.° 12.408, de 25 de maio de 2011. Altera o art. 65 da Lei no 9.605. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12408.htm . Acesso em: 11 out. 2019.

PINTO, Yara Barbosa. Projeto artístico e Design gráfico como interface: a pintura na caixa d’água da Praça do Skate em Maceió, AL. Orientador (a): Anna Maria Vieira Soares Filha. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL. p. 71. No prelo.

REIFSCHNEIDER. Arte em espaços não convencionais: grafite como força motriz da apropriação do espaço público urbano. POLÊM!CA, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, out. 2015.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS