A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FALE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LETRAS/FRANCÊS.
Palabras clave:
Currículo. Extensão. Licenciaturas. Letras.Resumen
O processo de curricularização da extensão universitária na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) veio acompanhado de uma adequação às novas Diretrizes Curriculares no que diz respeito aos cursos de Licenciatura em Letras. Assim, foram desenvolvidos, simultaneamente, dois processos paralelos que trouxeram uma nova proposta para o processo de ensino e aprendizagem em relação à formação inicial do professor. Partindo das reflexões em torno desses dois processos, este artigo traz um relato de experiência da implementação da curricularização da extensão no curso de Letras-Francês da UFAL. Nosso relato de experiência inicia com o histórico documental que fundamentam este processo nos âmbitos nacional e institucional, seguido pelas discussões teóricas realizadas pela Coordenação de Extensão da Faculdade de Letras e a fase prática de inserção das Ações Curriculares de Extensão (ACE) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras-Francês. Nosso trabalho encerra-se exatamente com a análise deste texto e as perspectivas para a implementação de forma prática.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 1, 25 jun 2014. 8 p. Disponível em:
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/72231504/dou-edicao-extra-secao-1-26-06-2014-pg-8?ref=next_button Acesso em 22 out 2019.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: 2012. 40p. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf> Acesso em 23 out 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 2/2015 CNE/CP de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução Nº. 65/2014-Consuni/Ufal de 03 de novembro de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da Ufal. Disponível em: <https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/diretrizes-gerais-das-atividades-de-extensao-no-ambito-da-ufal/view> Acesso em 22 out 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução Nº. 04/2018-Consuni/Ufal de 19 de fevereiro de 2018. Define os componentes curriculares comuns aos cursos de graduação de formação de professores para a educação básica, no âmbito da Ufal.. Disponível em: <https://ufal.br/transparencia/documentos/resolucoes/2018/rco-n-06-de-19-02-2018.pdf/view> Acesso em 23 out 32019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução Nº. 04/2018-Consuni/Ufal de 19 de fevereiro de 2018. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos de cursos de graduação da Ufal. Disponível em: <https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/rco-n-04-de-19-02-2018.pdf/view>. Acesso em 23 out 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projeto Pedagógico do Curso - Letras-Francês. Texto aprovado pela Câmara Acadêmica e CONSUNI em setembro de 2019. (no prelo).