SAÚDE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE:

A ESCOLA NO CONTEXTO DO CUIDADO EMOCIONAL DE SEUS ALUNOS.

Autori

  • Jociele Vieira da Silva UFAL-Universidade Federal de Alagoas.
  • Letícia Pereira de Magalhães UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Jaine da Silva Passos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Maria Augusta Costa dos Santos UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Parole chiave:

Escola, Sofrimento psíquico, DOTs, Adolescência, Saúde

Abstract

O presente trabalho é fruto da execução da Atividade Curricular de Extensão 1 e 2  que tem como proposta mapear e construir projetos de intervenção em comunidades, utilizando os conceitos básicos das disciplinas trabalhadas no primeiro e segundo períodos do curso de Psicologia. O projeto em tela foi realizado em uma comunidade escolar e teve como objetivo a criação de espaços de promoção do cuidado em saúde mental para estudantes de turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Médio em uma escola estadual localizada no município de Arapiraca, Agreste do Estado de Alagoas. No período de mapeamento foi identificado que a sobrecarga emocional dos/as estudantes associada a falta de diálogo seria uma das principais demandas a serem trabalhadas. Os estudantes tinham dificuldades em lidar com o conteúdo ofertado pela escola e culpavam-se por não alcançarem as expectativas geradas em termos de aproveitamento escolar e aprovação nas disciplinas, o que era gerador de sofrimento psíquico. A metodologia consistiu em quatro movimentos: aproximação e levantamento de demandas; delimitação e problematização da demanda escolhida; construção de uma proposta de intervenção; desenvolvimento da proposta (em andamento). Não existindo a possibilidade de se atender a esta demanda diretamente com o grupo dos alunos, identificou-se na escola a presença dos DOTs (Docentes Orientadores de Turma). Estes seriam justamente os profissionais da escola que têm a função de acompanhamento aos alunos e responsáveis pela escuta e orientação dos estudantes. São estes os sujeitos escolhidos para este projeto de intervenção que neste momento se encontra em andamento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

CAMPOS, R. A. V. Impacto da ansiedade na qualidade de vida e no sucesso escolar de adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina) - UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, Covilhã, 2015.

DE OLIVEIRA, REGINA HERZOG. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2017.

FELÍCIO, J. F. et al. Refletindo sobre a depressão e a ansiedade no contexto escolar. Interfaces, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 482-490, 2020.

ROCHA, Joel Bruno Angelo et al. Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura/Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature. ID on line. Revista de psicologia, v. 16, n. 60, p. 141-158, 2022.

SILVEIRA, J. A. et al. Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão. Psicologia.pt, São Paulo, ISSN, p. 1646-6977, 2020.

Pubblicato

2022-12-29

Come citare

Vieira da Silva, J., Pereira de Magalhães, L., da Silva Passos, J., & Costa dos Santos, M. A. (2022). SAÚDE PSICOLÓGICA DO ADOLESCENTE:: A ESCOLA NO CONTEXTO DO CUIDADO EMOCIONAL DE SEUS ALUNOS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14405

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.