POR UMA CRÍTICA DE CINEMA AFROCENTRADA.

Autores

  • Alex Santana França UFBA - Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

crítica de cinema no Brasil; modelos de análise de filme; afrocentricidade.

Resumo

Além das mostras e festivais, os filmes podem ter a seu dispor uma rede de discursos sociais que também os promovem e, de certa forma, reconstroem o acolhimento do público a eles. Nesse sentido, a crítica de cinema pode ser vista como um excelente elemento de investigação do alcance histórico do filme, ou seja, de sua recepção. A proposta deste artigo é, principalmente, tensionar os modelos de análise de filmes no Brasil, que seguem uma tradição eurocêntrica, e propor um outro repertório analítico e referencial, seguindo uma perspectiva transdisciplinar e afrocentrada, especialmente voltada para filmes africanos e afro-diaspóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Santana França, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (UFBA), pesquisador, curador e crítico de cinema.

Referências

ASANTE, Molefe Kete. Afrocentricidade: a teoria de mudança social. Filadélfia: Afrocentricity, 2014.

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. SP: Selo Negro, 2009.

BAMBA, Mahomed. O papel dos festivais na recepção e divulgação dos cinemas africanos. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado – África. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 79-104.

BAMBA, Mahomed. O(s) cinema(s) africano(s): no singular e no plural. In. BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (org.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 215-231.

BAMBA, Mahomed. O cinema na África: dos contos ancestrais às mistificações cinematográficas. In: FRANÇA, Andréa; LOPES, Denilson (org.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó-SC: Argos; Editora da Unochapecó, 2010. p. 267-280.

BAMBA, Mahomed. A irrupção do outro no campo do discurso teórico sobre os cinemas pós-coloniais africanos. In: OLIVEIRA, Marinyze Prates de; PEREIRA, Maurício Matos dos Santos; CARRASCOSA, Denise (org.). Cartografias da subalternidade: diálogos no eixo sul-sul. Salvador: EDUFBA, 2014. p. 77-98.

BHABHA, Homí K. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

FREITAS, Henrique. O arco e a arkhé: ensaios sobre literatura e cultura. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2016.

GOMES, Regina. A recepção da crítica ao cinema brasileiro exibido em Portugal: 1990-1999. In: HAMBURGER, Esther et al. Estudos de cinema SOCINE IX. São Paulo: Annablume, Fapesp, Socine, 2008. p. 127-134.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

HAMP TÉ B , Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (org.). História geral da África – vol. 1. São Paulo: Ática, Unesco, 1982. p.

HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, mar. 2008, p. 149-160.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra, vol. II. Lisboa: Publicações Europa-América, 2002.

LOPES, Ana Mônica; ARNAUT, Luiz. História da África: uma introdução. 2 ed. Belo Horizonte: Crisálida, 2008.

M'BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações - Tomo II (Do século XIX aos nossos dias). Tradução: Manuel Resende. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2017.

NOGUEIRA, Cyntia. Cinefilia e crítica cinematográfica na internet: uma nova forma de cineclubismo? In: MACHADO JR., Rubens; SOARES, Rosana de Lima; ARAÚJO, Luciana Corrêa de (org.). Estudos de cinema Socine. São Paulo: Annablume, 2006. p. 157-163.

OLIVEIRA, Kioma. O papel das manifestações artísticas contra-hegemônicas na desconstrução do discurso colonial. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 2, n. 1, 2014, p. 84-101.

PEZZODIPANE, Rosane Vieira. Pós-colonial: a ruptura com a história única. Revista Simbiótica, Ufes, v. ún., n. 3, p. 87-97, jun. de 2013.

SANSONE, Lívio; FURTADO, Claudio Alves. Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA

SHOHAT, Ella, STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. Trad. Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. O cinema e o pós-colonial. In: _____. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 320-326.

TOMASELLI, Keyan; SHEPPERSON, Arnold; EKE, Maureen. A oralidade no cinema africano: considerações, representações e relativismos. In: FERREIRA, Carolin Overhoff (org.). África: um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014. p. 37-76.

UKADIKE, Nwachukwu Frank. Film and the politics of liberation. In: ______. Black Africa Cinema. Berkeley: University of California Press, 1994. p. 222-245.

THIONG’O, Ngugi Wa. A descolonização da mente é um pré-requisito para a prática criativa do cinema africano? In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado – África. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 25-32.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Santana França, A. . (2022). POR UMA CRÍTICA DE CINEMA AFROCENTRADA . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14644

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.