O desvelar da verdade e a compreensão da realidade: desde a Hermenêutica Histórica de Gadamer à Análise do Discurso de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2231

Palavras-chave:

hermenêutica histórica, análise do discurso, realidade, verdade, compreensão.

Resumo

neste trabalho pretendemos analisar as propostas de descobrimento da realidade a partir da hermenêutica histórica de Hans-Georg Gadamer e da análise do discurso de Michel Foucault. Partindo dos pressupostos epistemológicos de cada abordagem teórica a realidade será compreendida de forma diferente e, portanto os sentidos, valores e relações de poder serão igualmente constatados diferenciadamente. Para se compreender um discurso, numa perspectiva hermenêutica é necessária a busca de sua origem, pois de acordo com Gadamer, há uma linearidade que confere ao discurso o seu sentido ainda que vazado por século de existência. Já para Foucault o sentido do discurso não está preso às suas condições de emergência passadas, e o que o define não é tanto um conjunto de aspectos comuns, mas um conjunto de regras de formação comuns e um marco institucional desde onde a autoridade do discurso emana. Aqui pretendemos expor os pressupostos epistemológicos dos dois autores na busca da verdade, embora ambos a caracterizem como contextual e, portanto, relativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Alves Ferreira, Universidade de Pernambuco

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Professor adjunto da Universidade de Pernambuco.

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. Las Teorias Sociológicas desde La segunda guerra mundial: análisis multidimensional. Barcelona: Gedisa, 1992.

BENTON, Ted. Philosophical Foundations of the Three Sociologies. Londres/Henley/Boston: Routledge e Kegan Paul, 1977.

BRYANT, Christopher. Positivism in Social Theory and Research. Hampshire e Londres: MacMillan, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 18ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

_________________. A verdade e as formas jurídicas. 3ª ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2003.

_________________. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 15ª ed. São Paulo: Graal, 2003.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo: Unisinos,1999.

JAMES, William. The Principles of Psychology. Great Books of the Western World. Chicago, Londres, Toronto e Genebra: Encyclopaedia Brittanica, 1952.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.

RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

SALES, Ronaldo. Laclau e Foucault: desconstrução e genealogia. In: MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs). Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre, 2008, p. 145 – 163.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Os Pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1979.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

FERREIRA, Fabio Alves. O desvelar da verdade e a compreensão da realidade: desde a Hermenêutica Histórica de Gadamer à Análise do Discurso de Foucault. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2016.n.1.2231. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2231. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.