Transitividades nos Circuitos e Cenários das Festas Espetáculos Populares

Autores

  • Edson Silva de Farias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2324

Palavras-chave:

Transitividades, Circuitos do entretenimento, Cenários lúdico-estéticos, festas-espetáculos populares

Resumo

Neste artigo, o ponto de partida é a compreensão da festa como situação descomprometida com as questões candentes da vida cotidiana. Porém, o que se procura argumentar é o quanto as festas espetáculos podem ser perspectivadas pela capacidade de viabilizar trânsitos entre as esferas política e cultural. Para isto, leva-se a sério a natureza mesma de diversão desses acontecimentos. A organização do percurso narrativo da análise está dividida em duas partes. Na primeira, retoma-se o carnaval carioca visando encontrar nele a matriz da festa espetáculo no Brasil e, no seu interior, o advento de uma modalidade de espaço-ritual mundano diversional com forte poder de conferir visibilização pública. Já, na segunda parte, o recurso à noção de mimese sensório-cromática terá por finalidade expor os trâmites e mecanismos acionados no tipo de reflexividade social promovido nos cenários lúdico-estéticos das festas espetáculos populares, que ora compõem um circuito lúdico do entretenimento.

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Biografia do Autor

Edson Silva de Farias, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Sociais, pela Unicamp. Pesquisador do CNPq; Professor do Departamento e do PPGSOL/UnB. Professor associado do Programa de Memória: Linguagem e Sociedade/UESB. Líder do Grupo Memória, Cultura e Desenvolvimento (CMD); editor da revista Arquivos do CMD.

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Publicado

2018-05-15

Como Citar

FARIAS, Edson Silva de. Transitividades nos Circuitos e Cenários das Festas Espetáculos Populares. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2016.n.1.2324. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2324. Acesso em: 4 dez. 2024.

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