Transitividades nos Circuitos e Cenários das Festas Espetáculos Populares
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2324Palabras clave:
Transitividades, Circuitos do entretenimento, Cenários lúdico-estéticos, festas-espetáculos popularesResumen
Neste artigo, o ponto de partida é a compreensão da festa como situação descomprometida com as questões candentes da vida cotidiana. Porém, o que se procura argumentar é o quanto as festas espetáculos podem ser perspectivadas pela capacidade de viabilizar trânsitos entre as esferas política e cultural. Para isto, leva-se a sério a natureza mesma de diversão desses acontecimentos. A organização do percurso narrativo da análise está dividida em duas partes. Na primeira, retoma-se o carnaval carioca visando encontrar nele a matriz da festa espetáculo no Brasil e, no seu interior, o advento de uma modalidade de espaço-ritual mundano diversional com forte poder de conferir visibilização pública. Já, na segunda parte, o recurso à noção de mimese sensório-cromática terá por finalidade expor os trâmites e mecanismos acionados no tipo de reflexividade social promovido nos cenários lúdico-estéticos das festas espetáculos populares, que ora compõem um circuito lúdico do entretenimento.
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