As crianças no encontro com o outro: uma perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade

Autores

  • Juliana Siqueira de Lara Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9626-0215
  • Lucia Rabello de Castro Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.2.2506

Palavras-chave:

Infância, Responsabilidade, Alteridade, Cuidado, Participação Social.

Resumo

O presente trabalho discute como a responsabilidade pelo outro é significada nas experiências intersubjetivas do cotidiano de crianças moradoras de uma comunidade localizada na cidade do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Partindo de uma problematização à noção normativa que a responsabilidade adquire nos estudos da infância, investigou-se em uma pesquisa de campo de caráter etnográfico com crianças de 4 a 13 anos de idade, como a perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade se qualifica em suas vidas. Os resultados encontrados mostram que as crianças são responsáveis pelo outro que as interpela através de uma demanda perpassada por uma experiência de afetividade, quando a sua participação ativa se revela no âmbito do cuidado fraterno, da manutenção de seus lares e das posições de ajuda e proteção  frente outras pessoas com quem puderam partilhar experiências.    

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Biografia do Autor

Juliana Siqueira de Lara, Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Univserdidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço eletrônico: j.siq.lara@gmail.com

Lucia Rabello de Castro, Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia desse Instituto. Endereço eletrônico: lrcastro@infolink.com.br

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

LARA, Juliana Siqueira de; CASTRO, Lucia Rabello de. As crianças no encontro com o outro: uma perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.28998/lte.2016.n.2.2506. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2506. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ser criança no Brasil de hoje: (re)invenções da infância

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