Notas sobre violência epistêmica, vigilância epistemológica e alternativas à produção do conhecimento em Ciências Sociais

Autores

  • Rosina Pérez Menafra Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2007.n.2.78

Palavras-chave:

ciências sociais, modernidade, eurocentrismo, conhecimento-emancipação.

Resumo

O artigo trata sobre o contexto de surgimento das ciências sociais na Europa, caracterizado por um imaginário assentado principalmente na negação de alteridades e na auto-afirmação da Europa e de Ocidente como portadores e defensores da civilização e da evolução social da humanidade. Analisa o papel ativo que as ciências sociais desempenharam na legitimação desse imaginário e na consolidação da modernidade como modelo civilizatório hegemônico, a partir de discursos e práticas orientados a extirpar, ocultar e marginalizar as formas de conhecimento alternativos aos ocidentais. Por último, apresenta algumas perspectivas críticas surgidas nos últimos anos desde diversos campos do conhecimento, que diagnosticam uma crise no paradigma moderno e propõem uma alternativa aos modelos arraigados nas ciências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosina Pérez Menafra, Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas

Socióloga, graduada pela Universidad de la República – UdelaR, Uruguai e aluna do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2010-11-14

Como Citar

MENAFRA, Rosina Pérez. Notas sobre violência epistêmica, vigilância epistemológica e alternativas à produção do conhecimento em Ciências Sociais. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 1, n. 2, 2010. DOI: 10.28998/lte.2007.n.2.78. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/78. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.