O Significado deslocado: Política, ideologia e identidade no mundo do consumo
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2019.n.1.9739Palavras-chave:
Consumo, identidade, políticaResumo
Este artigo trata da relação cada vez mais imbricada entre consumo e identidade. Parte de uma revisão de literatura baseada nas teorias sociais que abordam a temática para discutir o deslocamento de significado promovido pelo mundo do consumo. Utiliza como plano empírico duas situações específicas. A performance musical da cantora Beyoncée no Superbowl 50 do ano de 2016, quando a artista se apresentou usando uma indumentária que emulava o Partido dos Panteras Negras. E o boicote promovido pelos segmentos mais conservadores do Brasil contra a campanha publicitária da empresa de cosméticos “O Boticário”, no ano de 2015, por conta da vinculação da peça com casais homoafetivos. O que une os dos casos é precisamente o sentido deslocado do consumo para a arena da representação político-identitária. Pretende-se aqui esboçar algumas considerações a respeito destes desdobramentos.
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