Vale o que vier?

Considerações sobre a reprodutibilidade musical no TikTok em tempos de Hipercultura

Autores

  • Carlos Lacerda Coelho Universidade Federal de Alagoas
  • Flávio Marcílio Maia e Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2022.n.2.13668

Palavras-chave:

Música, TikTok, Reprodutibilidade, Consumo, Internet

Resumo

O consumo de música no meio digital tem passado por diversas transformações desde a sua digitalização, na virada do século. Atualmente, a circulação musical tem se destacado pelas redes sociais como o Instagram e o TikTok, que por meio da produção de conteúdo criam um formato de reprodução que beira à experimentação e o consumo de forma efêmera. Logo, o objetivo deste artigo é iniciar uma reflexão de como esta reprodutibilidade tem afetado as lógicas de produção, distribuição e consumo de produtos culturais na internet. Para evidenciar o tema tratado, a base teórica apresentada dispõe a tese da perda da aura de Walter Benjamin (2014) como ponto de partida para as reflexões contemporâneas colocadas por Byung-Chul Han (2019) e o mundo hipercultural, aplicado em uma sociedade da plataforma. Para evidenciar o assunto tratado foram trazidos conteúdos que viralizaram nas redes sociais.

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Biografia do Autor

Carlos Lacerda Coelho, Universidade Federal de Alagoas

Cientista Social e mestre em sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL) e do Núcleo de Estudos em Gênero, Saúde e Direitos Humanos (MANDACARU).

Flávio Marcílio Maia e Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS) e Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi professor Substituto da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de Comunicação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) entre 2019 e 2021. Tem experiência profissional em Assessoria de Comunicação, Jornalismo Cultural, Webjornalismo, Produção de eventos, Comunicação e Marketing Digital. É membro do grupo de pesquisa OBSCOM/Cepos. Lê e pesquisa sobre: música pop, música na internet, economia política da música, culturas midiáticas e plataformas digitais.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

COELHO, Carlos Lacerda; MAIA E SILVA JÚNIOR, Flávio Marcílio. Vale o que vier? : Considerações sobre a reprodutibilidade musical no TikTok em tempos de Hipercultura. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 16, n. 2, p. 71–89, 2022. DOI: 10.28998/lte.2022.n.2.13668. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/13668. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: REDES SOCIAIS EM CONTEXTO DA MUDANÇA: AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE A PAR

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