Um estudo sobre a Prasada: o alimento como um fenômeno cultural, o elo entre o mundo material ao espiritual
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10638Palabras clave:
Prasada, Hare Krishna, Ritual, Alimentação,Resumen
O artigo busca desenvolver uma reflexão a respeito do ritual que envolve a preparação da Prasada: a comida vegetariana feita na cozinha do templo Hare Krishna, geralmente, a base de grãos, verduras, legumes, castanhas, frutas. O alimento é preparado e oferecido em um altar que cultua deidades de Krishna. Só após sua benção a comida pode ser ingerida por seus devotos. Por meio de estudo bibliográfico e observação participante em visitas ao Templo Hare Krishna da ISKCON, observamos que a consciência de Krishna, em contexto universal, nasce em 1965 com a chegada de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem vem da Índia sob ordem de seu mestre espiritual, em missão para ensinar sobre a consciência de Krishna aos povos do ocidente. Para auxiliar nossa reflexão sobre o tema aqui citado, buscamos suporte teórico na literatura socioantropológica, especialmente em Geertz (1989), Mauss (2003), Durkheim (1912), Weber (1982) dentre outros.
Abstract
The article seeks to develop a reflection on the ritual that involves the preparation of Prasada: vegetarian food made in the kitchen of the Hare Krishna temple, usually based on grains, vegetables, legumes, nuts, fruits, etc. The food is prepared and offered on an altar that worships Krishna deities; only after Krishna’s blessing can the food be eaten by his devotees. Through bibliographic study and participant observation in visits to ISKCON, we observed that Krishna Consciousness in the universal context originated in 1965 with the arrival of AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada from India under the order of his spiritual master, on a mission to teach Krishna consciousness to the peoples of the West. We seek theoretical support in socio-anthropological literature, especially in Geertz (1989), Mauss (2003), Durkheim (1912), Weber (1982) among others.
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