Novos tempos de consolidação dos direitos sociais e seus reflexos na ação pedagógica.
DOI :
https://doi.org/10.28998/lte.2013.n.1.1064Mots-clés :
direitos sociais, práticas pedagógicas, homofobia.Résumé
Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer os processos através dos quais se produz, na escola, a homofobia. Os estudos sobre homossexualidades no ambiente escolar consideram a atuação das/os educadoras/es na esfera pública estadual. A etapa, aqui descrita, estuda a consolidação dos direitos sociais e seus reflexos na ação pedagógica. A escola, que tem como papel fundamental o processo de socialização comprometido com o incentivo ao respeito e a percepção positiva da diversidade humana, ainda não sabe lidar com a homofobia. É imprescindível que sejam oferecidas aos profissionais de educação oportunidades de repensar conceitos a respeito de tabus, valores, costumes e convicções que possam existir sobre a sexualidade, aliados ao entendimento dos mecanismos de dominação e, nesse processo, a importância que o estudo qualificado tem na percepção da fluidez das linhas imaginárias em relação às fronteiras do gênero e dos desejos sexuais.
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