A Construção Social do Mercado Fair Trade no Brasil e no Mundo
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10667Palabras clave:
Comércio Justo, Sociologia Econômica, MercadoResumen
O artigo analisa a construção do mercado justo no Brasil e no mundo, suas dinâmicas e os mecanismos institucionais desenvolvidos. O artigo se beneficia dos resultados de pesquisa exploratória e descritiva dos conteúdos de documentos dos principais agentes pesquisados e representativos do modelo nacional e internacional. A análise se serve das ideias fundamentais da Nova Sociologia Econômica, de Granovetter, para demonstrar as ilações culturais e políticas que engendram o fenômeno do comércio justo como crítica radical às teorias neoclássicas sobre a autonomia da esfera econômica e da racionalidade individualista e utilitária dos atores interessados.
Abstract
The article analyzes the construction of the fair market in Brazil and in the world, its dynamics, and the institutional mechanisms developed. The article benefits from the results of exploratory and descriptive research on the content of documents of the main agents surveyed and representative of the national and international model. The analysis uses the fundamental ideas of Granovetter's New Economic Sociology, to demonstrate the cultural and political lessons that engender the phenomenon of fair trade as a radical criticism of neoclassical theories about the economic sphere’s autonomy and of the individualistic and utilitarian rationality of the interested actors.
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