Violência discursiva: uma abordagem sociológica sobre a construção de inimigos na República Federal Alemã

Autores

  • Arim Soares do Bem Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2007.n.2.77

Palavras-chave:

Inimificação, Construção de inimigos na República Federal Alemã, Violência discursiva

Resumo

“Inimificação” é o processo de construção de inimigos e relaciona-se à instrumentalização de modelos dicotômicos que promovem práticas de exclusão de indivíduos e grupos sociais. Este artigo tem o objetivo de discutir aspectos relacionados à construção de inimigos na República Federal Alemã, colocando em relevo o contexto discursivo que marcou o processo de unificação, no interior do qual o chamado “Asyl-Debatte” (debate sobre o asilo político) ganhou destaque entre os anos de 1989 e 1992 e promoveu uma proliferação discursiva favorável à produção de consensos antidemocráticos, levando à introdução de cláusulas restritivas na legislação. Ao explicitar o conteúdo e as formas de instrumentalização do “outro” no interdiscurso social da RFA, o artigo discute o papel da ideologia como mecanismo central de construção identitária e de delimitação e fixação de fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arim Soares do Bem, Instituto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Alagoas

É Dr. Phil. pela Freie Universitaet Berlin - RFA (1997) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (1988). É Professor Adjunto III e foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (2006-2008), bem como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do mesmo Instituto (2007-2010). É docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UFAL. É pesquisador do desenvolvimento do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Impactos e inovações sociais, culturais, ambientais e jurídicas do turismo; turismo e desenvolvimento sustentável; internacionalização do turismo no Nordeste e em Alagoas; turismo sexual e história; turismo sexual na Ásia e no Brasil e turismo e tráfico de mulheres. Desenvolve estudos no campo da Teoria Social, Medotologia e Epistemologia das Ciências Sociais, autoritarismo, violênia e criminalidade, Movimentos Sociais, Racismo e Migração Internacional.

Downloads

Publicado

2010-11-14

Como Citar

BEM, Arim Soares do. Violência discursiva: uma abordagem sociológica sobre a construção de inimigos na República Federal Alemã. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 1, n. 2, 2010. DOI: 10.28998/lte.2007.n.2.77. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/77. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.