A Construção Social do Mercado Fair Trade no Brasil e no Mundo

Autores

  • João Vicente Ribeiro Barbosa da Costa Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Antonio Daniel Alves Carvalho Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10667

Palavras-chave:

Comércio Justo, Sociologia Econômica, Mercado

Resumo

O artigo analisa a construção do mercado justo no Brasil e no mundo, suas dinâmicas e os mecanismos institucionais desenvolvidos. O artigo se beneficia dos resultados de pesquisa exploratória e descritiva dos conteúdos de documentos dos principais agentes pesquisados e representativos do modelo nacional e internacional. A análise se serve das ideias fundamentais da Nova Sociologia Econômica, de Granovetter, para demonstrar as ilações culturais e políticas que engendram o fenômeno do comércio justo como crítica radical às teorias neoclássicas sobre a autonomia da esfera econômica e da racionalidade individualista e utilitária dos atores interessados.

Abstract

The article analyzes the construction of the fair market in Brazil and in the world, its dynamics, and the institutional mechanisms developed. The article benefits from the results of exploratory and descriptive research on the content of documents of the main agents surveyed and representative of the national and international model. The analysis uses the fundamental ideas of Granovetter's New Economic Sociology, to demonstrate the cultural and political lessons that engender the phenomenon of fair trade as a radical criticism of neoclassical theories about the economic sphere’s autonomy and of the individualistic and utilitarian rationality of the interested actors.

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Biografia do Autor

João Vicente Ribeiro Barbosa da Costa Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS-UFC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS-UFAL)

Antonio Daniel Alves Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFS)

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Publicado

2020-10-22

Como Citar

LIMA, João Vicente Ribeiro Barbosa da Costa; CARVALHO, Antonio Daniel Alves. A Construção Social do Mercado Fair Trade no Brasil e no Mundo. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. 1, p. 136–161, 2020. DOI: 10.28998/lte.2020.n.1.10667. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/10667. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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