Ensino de Sociologia na França, Portugal e Brasil – uma perspectiva comparada diante das idiossincrasias da reforma do Ensino Médio brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11387

Palabras clave:

Ensino de sociologia, Ensino Médio, Portugal, França, Brasil,

Resumen

Este artigo objetiva investigar os modelos curriculares no Ensino Médio brasileiro e os equivalentes na França e em Portugal para reunir elementos de compreensão do novo modelo brasileiro, tendo como parâmetro a reforma do Ensino Médio, considerando suas similaridades, em uma perspectiva comparativa entre os países. O investimento metodológico de caráter qualitativo, de base documental descritivo, permitiu traçar categorias analíticas comparativas na configuração de fundamentos pedagógicos, a partir dos itinerários formativos, integralidade do ensino e matriz curricular disciplinar para a Sociologia. Os resultados revelam que o modelo de carreira proposto nos três países traz inferências diferenciadas a partir do contexto da institucionalização do campo disciplinar do quadro da disciplinarização e profissionalização do conhecimento sociológico.

Abstract

The article aims to investigate the curricular models in Brazilian high school and the equivalent models in France and Portugal to gather elements of understanding to the new Brazilian model, from the reform of high school, considering its similarities, in a comparative perspective between countries. The methodology applied is of a qualitative character, based on documents, of a descriptive nature. This method allowed to draw comparative analytical categories in the configuration of pedagogical foundations from the formative itineraries; integrality of teaching and disciplinary curricular matrix for sociology. The results reveal that the career model proposed in the three countries brings different inferences in contexts in which the institutionalization of the disciplinary field within the framework of “disciplinarization” and professionalization of sociological knowledge.


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Biografía del autor/a

Rogéria da Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Paulo Cesar Pontes Fraga, UFJF

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2021-01-25

Cómo citar

MARTINS, Rogéria da Silva; FRAGA, Paulo Cesar Pontes. Ensino de Sociologia na França, Portugal e Brasil – uma perspectiva comparada diante das idiossincrasias da reforma do Ensino Médio brasileiro. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 161–188, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11387. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11387. Acesso em: 21 nov. 2024.

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