O Neoliberalismo nos Livros Didáticos de Sociologia:

A exemplificação como recurso didático

Auteurs-es

  • Ricardo Cortez Lopes Doutorando em Sociologia/UFRGS
  • Aline Bernardi Capriolli

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.2.12709

Mots-clés :

Ensino de sociologia, Livro didático, Neoliberalismo

Résumé

O presente trabalho trata de um estudo da utilização do recurso da exemplificação em livros didáticos de Sociologia, de maneira a compreender parte de como o processo se desenrolou nos ditos instrumentos educativos. Por meio de uma revisão conceitual, foi determinado que o exemplo pode assumir uma polissemia, que parte desde a metonímia, da demonstração ou de um modelo comportamental, de modo que também discutimos a sua utilidade para o processo didático em um geral e em específico para a didática do ensino de Sociologia. O corpus empírico foi baseado em três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, selecionados do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): “Sociologia para o Ensino Médio” (2012), “Sociologia para Jovens no Século XXI” (2015) e “Sociologia Hoje” (2018). O foco do estudo foi no conceito de neoliberalismo, cujas recorrências no material foram investigadas por uma análise de conteúdo.

Palavras-chaves: Ensino de Sociologia. Livro Didático. Neoliberalismo.

 

Abstract

The present paper deals with a study of the use of the resource of exemplification in textbooks of Sociology, in order to understand part of how the process unfolded in the called educational instruments. Through a conceptual review, it was determined that the example can assume a polysemy, starting from metonymy, from the demonstration or from a behavioral model, so that we also discuss its usefulness for the didactic process in general and specifically for the didactics of Sociology teaching. The empirical corpus was based in three textbooks on Sociology for High School: “Sociologia para o Ensino Médio” (2012), “Sociologia para Jovens no Século XXI” (2015) and “Sociologia Hoje” (2018). The focus of the study was on the concept of neoliberalism, whose recurrences in the material were investigated by a content analysis.

 

Keywords: Sociology teaching. Textbook. Neoliberalism.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDERSON, Perry. Más allá del neoliberalismo: Lecciones para la izquierda. In: SADER E., GENTILLI, P.(org.). La trama del neoliberalismo. Mercado, crisis y exclusión social. Buenos Aires: CLACSO-EUDEBA, 1999.

AZEVEDO, Pedro Raimundo de. Origem da palavra exemplo. 2017. Origem da Palavra. Disponível em: https://origemdapalavra.com.br/palavras/exemplo/. Acesso em 13/09/2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, v. 6, n. 11, p. 11-35, 2012.

BECKER, Howard. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As ciências sociais no currículo do Ensino Médio brasileiro. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.13, n.2, p. 219-234, maio/agos. 2020.

BODART, Cristiano das Neves; DE SOUZA, Ewerton Diego. Os manuais de Sociologia Educacional nos anos de 1940: contexto de produção, autores, estruturas didáticas e perspectivas teóricas. Em Tese, v. 16, n. 1, p. 40-67, 2019.

BOLIGIAN, Levon. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. Dissertação (mestrado) -- Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro : [s.n.], 2003.

CARVALHO, Roberta Strazzacappa de. Transposição didática do ensino de Geografia - a proposta curricular 2008 da Secretaria da Educação de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia). Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de. O ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico. Educ. Real., v. 39, n. 1, p. 59-80, Mar. 2014 .

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

GIDDENS, Anthony. O debate global sobre a terceira via. São Paulo: UNESP, 2007.

IANNI, Octavio. Globalização e neoliberalismo. São Paulo em perspectiva, v. 12, n. 2, p. 27-44, 1998.

GUIA DO LIVRO DIDÁTICO. Programas do Livro. Sem Data. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico. Acesso em 06/01/2021

GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS PNLD 2018. Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Acesso em 05/01/2021

LIMOEIRO, Beatrice Cavalcante. Gênero e sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros e didáticos (PNLD 2012 e 2015). Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia, n. 19, p. 53-65, 2017.

LOPES, Doraci Alves. Reseña de" Sociologia para o ensino médio" de Nelson Dacio Tomazi. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 594-596, 2009.

LOPES, Alice Ribeiro Casemiro. Conhecimento escolar em química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova, v. 20, n. 5, p. 563-568, 1997.

MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje. Volume único. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018.

MEUCCI, Simone. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, v. 2, n. 3, p. 209-232, 2014.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2015.

OQUEE. O que é exemplo?. Sem Data. O que é? Disponível em: https://oquee.com/exemplo/. Acesso em: 01/10/2020.

PLATÃO. Teeteto. Lisboa: Gulbenkian, 2005.

PONTES, Diego. Páginas contingentes: gênero e sexualidade no livro didático Sociologia Hoje. Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia, n. 19, p. 23-43, 2017.

PRIBERAN. Exemplo. Sem Data. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/exemplo. Acesso em: 01/10/2020.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-20

Comment citer

LOPES, Ricardo Cortez; CAPRIOLLI, Aline Bernardi. O Neoliberalismo nos Livros Didáticos de Sociologia: : A exemplificação como recurso didático. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 15, n. 2, p. 221–248, 2022. DOI: 10.28998/lte.2021.n.2.12709. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/12709. Acesso em: 1 sept. 2024.

Articles similaires

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.