Indústria da beleza: uma abordagem sócio-antropológica do culto ao corpo na cultura contemporânea

Auteurs-es

  • Ana Lúcia de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2010.n.1.818

Mots-clés :

culto ao corpo, identidades, indústria da beleza, cultura contemporânea

Résumé

O artigo problematiza a obsessão pela aparência expressa no impressionante crescimento da indústria da beleza. Partindo-se do pressuposto de que o corpo configura-se como importante território de construção de identidades, apresenta-se dados relativos ao desempenho de setores econômicos ligados à indústria da beleza – com destaque para cosméticos e moda - em busca dos contornos da materialidade do culto ao corpo, traço cultural que atravessa a sociedade contemporânea como um todo e envolve um conjunto de técnicas, habilidades e consumo de bens materiais para sua realização.

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Biographie de l'auteur-e

Ana Lúcia de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (2001).

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Publié-e

2018-05-17

Comment citer

CASTRO, Ana Lúcia de. Indústria da beleza: uma abordagem sócio-antropológica do culto ao corpo na cultura contemporânea. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2010.n.1.818. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/818. Acesso em: 23 nov. 2024.

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