Estado da Arte nos estudos e pesquisas sobre Cidades, Urbanização e Relações Étnico-Raciais, e Enunciados sobre o Dossiê Cidades Negras no Brasil e nas Américas

Autores

  • Reinaldo José de Oliveira NEPPINS UFRB
  • Regina Marques de Souza Oliveira NEPPINS UFRB
  • João Helion Costa Vargas Depto de Antropologia, Universidade da California, Riverside.

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2023.n.1.15795

Palavras-chave:

cidades negras, segregação, políticas públicas, ação afirmativa, racismo

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar o estado da arte sobre a cidade, a urbanização e as relações étnico-raciais no Brasil, em especial, as pólis e os territórios negros. Posteriormente, apresentamos os textos que constituem o dossiê, Cidades Negras nas Américas: a produção de políticas de enfrentamento ao racismo. Por último, é urgente a produção de ensino, pesquisa e extensão sobre as cidades brasileiras com ênfase nas relações étnico-raciais, como as urbes de grande, médio e pequeno portes, porque a população africana e afro-brasileira, durante os 388 anos do escravismo, fundou cidades, bairros e territórios com a sua força de trabalho e em toda a paisagem natural desenvolveu a produção social do espaço. No decorrer dos últimos 135 anos, da pós-abolição aos dias de hoje, foi exatamente a força de trabalho africana e afro-brasileira, por intermédio da cultura e da organização dos territórios de luta por direitos, que proporcionou o quadro atual do desenvolvimento no Brasil e nas Américas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Amailton Magno. A memória musical de Geraldo filme: os sambas e as micro-áfricas em São Paulo, 230 f., 2006, Tese de Doutorado em História, PUC-SP, São Paulo.

BERNARDO, Teresinha. Memória em Branco e Negro: Olhares sobre São Paulo, São Paulo, Editora Unesp, Educ, 1998.

CAMPOS, Andrelino de Oliveira. O Planejamento Urbano e a invisibilidade dos afrodescendentes: discriminação étnico-racial, intervenção estatal e segregação sócio-espacial na cidade do Rio de Janeiro, 385 f., 2006, Tese de Doutorado em Geografia, UFRJ, Rio de Janeiro.

CAMPOS, Andrelino de Oliveira. Do quilombo à favela – A produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2007.

FRANÇA, Danilo Sales do Nascimento. Raça, classe e segregação residencial no município de São Paulo. 134 f., Mestrado em Ciências Sociais, 2010, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.

FRANÇA, Danilo Sales do Nascimento. Segregação racial em São Paulo: residências, redes pessoais e trajetórias urbanas de negros e brancos no século XXI, 245 f., 2017, doutorado em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.

GARCIA, Antonia dos Santos. Desigualdades raciais e segregação urbana em antigas capitais, Salvador, Cidade D´Oxum e Rio de Janeiro, Cidade de Ogum. Rio de Janeiro, Editora Garamond, 2010.

GUIMARÃES, Geny Ferreira. Rio Negro de Janeiro: olhares geográficos de heranças negras e o racismo no processo-projeto patrimonial, 360 f., 2015, doutorado em Geografia, UFBA, Salvador.

MAGALHÃES, Alexander. A Ciência Política na escola básica: uma reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no ensino médio. In: BODART, Cristiano das Neves. Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. Porto Alegre: Cirkula, pp. 39-62, 2018.

MALACHIAS, Antonio Carlos “Billy”. Geografia e Relações Raciais: desigualdades socioespaciais em preto e branco, 124 f., Mestrado em Geografia, 2006, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.

MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. In: ARANTES, Otília, VAINER, Carlos e MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único – desmanchando consensos. Petrópolis, Editora Vozes, 2002.

MARQUES, Regina Suama Ngola Marques. Psicanálise Infantil e Racismo: saúde mental nas relações étnico-raciais. Curitiba, Editora Appris, 2023.

MURAT, Lúcia. Depoimento. Comissão Estadual da Verdade. ALERJ, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/lucia-murat/>. Acesso em: 10 dez. 2019.

OLIVEIRA, Denilson Araújo. Territorialidades no mundo globalizado: outras leituras da cidade a partir da cultura hip-hop na metrópole carioca, 164 f., 2006, doutorado em Geografia, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. A Presença do Negro na Cidade: Memória e Território da Casa Verde em São Paulo, 2002, 224 f. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. Segregação Urbana e Racial na cidade de São Paulo: as periferias de Brasilândia, Cidade Tiradentes e Jardim Ângela, 2008, 322 f. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. Territorialidade Negra e Segregação racial na cidade de São Paulo: a luta por cidadania no século XX. São Paulo, Editora Alameda, 2019.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. A cidade e o negro no Brasil: Cidadania e território. São Paulo, Editora Alameda, 2012.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. Cidades Negras no Brasil: Territórios e Cidadania. In: Revista da ABPN, v. 12 n. 34 (2020), Dossiê Temático: a cidade, urbanização e relações étnicas e raciais no Brasil, na África e na Diáspora. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1128. Acesso em: 10 dez. 2019.

PATERNIANI, Stella Zagatto. São Paulo cidade negra: branquidade e afrofuturismo a partir das lutas por moradia, 335 f., 2019, doutorado em Antropologia, Universidade de Brasília, UNB, Brasília.

PEREIRA, Josemeire Alves. Para além do Horizonte Planejado: Racismo e Produção do Espaço em Belo Horizonte (séculos XIX e XX), 250 f., 2019, Tese de Doutorado em História, UNICAMP, Campinas.

SANT´ANA, Marcel Claudio. A Cor do Espaço: limites e possibilidades na análise da segregação sócio-espacial, o exemplo de Brasília, 240 f., 2006, Universidade de Brasília, UNB, Brasília.

SILVA, José Carlos Gomes da. Os Suburbanos e a outra face da cidade: Negros em São Paulo (1900-193), cotidiano, lazer e trabalho. 1990, 195 f., dissertação em Antropologia, Unicamp, Campinas.

SILVA, José Carlos Gomes da. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade e experiência urbana, 280 f., 1996, doutorado em Antropologia, UNICAMP, Campinas.

SILVA, Lisandra Mara. Propriedades, Negritude e Moradia na produção da segregação racial da cidade: cenário Belo Horizonte, 2018, 255 f., dissertação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SILVA, Marcelo Martins da. Desigualdades Raciais no Mercado de Trabalho do ABC (1991- 2011). 170 f., Mestrado em Planejamento Territorial, 2015, UFBAC, Santo André.

SILVA, Sheila Alice Gomes da. Negros em Guianases: cultura e memória, 141 f., 2015, dissertação em História, PUC-SP, São Paulo.

VARGAS, João da Costa; PINHO, Osmundo (orgs.) Antinegritude – o impossível sujeito negro na formação social brasileira. Cruz das Almas, Editora UFRB e Fino Traço Editora, 2016.

VELAME, Fábio Macedo. A Arquitetura dos Terreiros de Candomblé do Culto aos Egum: O Ilê Omo Aboulá, 2007, 420 f., dissertação em Arquitetura e Urbanismo, UFBA, Salvador.

VELAME, Fábio Macedo. Arquiteturas da Ventura: os terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix, 230 f., 2012, Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, UFBA, Salvador.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

JOSÉ DE OLIVEIRA , Reinaldo; MARQUES DE SOUZA OLIVEIRA, Regina; HELION COSTA VARGAS , João. Estado da Arte nos estudos e pesquisas sobre Cidades, Urbanização e Relações Étnico-Raciais, e Enunciados sobre o Dossiê Cidades Negras no Brasil e nas Américas . Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 17, n. 1, p. 05–29, 2023. DOI: 10.28998/lte.2023.n.1.15795. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/15795. Acesso em: 23 nov. 2024.