“Deus me colocou aqui?”: reflexos da identidade neopentecostal no controle social dentro e fora do cárcere

Autores

  • Bruno Cavalcante Leitão Santos Doutor em Direito pela PUC-RS e Mestre em Direito Público pela UFAL, professor de Direito Penal no Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL) e na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA.
  • Francisco de Assis de França Júnior Universidade de Coimbra e Centro Universitário CESMAC
  • Matheus Oliveira do Nascimento Graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Monitor de Processo Constitucional. Extensionista do projeto Reconstruindo Elos. Membro dos Grupos de Estudos do IBCCRIM-AL, da Comissão de Estudos Constitucionais OAB-AL, e do Núcleo de Estudos em Políticas Penitenciárias (NEPP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2019.n.2.10191

Palavras-chave:

controle social, neopentecostalismo, religião, cárcere,

Resumo

O presente trabalho propõe-se a explorar as mudanças socioculturais que promoveram o avanço do movimento neopentecostal no Brasil e a possível relação entre essa evolução e a gerência da pobreza, sobretudo no âmbito do sistema penitenciário. Para isso, foi empregado o método hipotético-dedutivo, roborado por duas pesquisas empíricas: uma de natureza etnográfica, no presídio feminino de segurança máxima Santa Luzia, e outra jurisprudencial, a partir de decisões do Tribunal de Justiça de Alagoas, nas quais a religião evangélica foi levantada como argumento para fundamentar a ressocialização, a ausência de periculosidade ou a inocência. Foi observado o liame entre a desconstrução da formalidade empregatícia e a construção da identidade social neopentecostal, como também a importância do controle social informal desempenhado pelo neopentecostalismo dentro e fora do cárcere.

Abstract

This paper aims to explore the socio-cultural changes that promoted the advancement of the neo-Pentecostal movement in Brazil and the possible relationship between this evolution and the management of poverty, especially within the prison system. For this, the hypothetical-deductive method supported by two empirical researches was used: one of an ethnographic nature in the maximum security female prison Santa Luzia and another jurisprudential based on decisions of the Court of Justice of Alagoas in which the evangelical religion was raised as an argument to substantiate resocialization, absence of danger or innocence. In this sense, the link between the deconstruction of  employment formality and the construction of neo-Pentecostal social identity and the importance of informal social control performed by neo-Pentecostalism inside and outside the prison was observed. 

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Biografia do Autor

Francisco de Assis de França Júnior, Universidade de Coimbra e Centro Universitário CESMAC

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (PT)

Professor no Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL)

Coordenador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em Alagoas

Advogado de defesa

 

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

SANTOS, Bruno Cavalcante Leitão; FRANÇA JÚNIOR, Francisco de Assis de; NASCIMENTO, Matheus Oliveira do. “Deus me colocou aqui?”: reflexos da identidade neopentecostal no controle social dentro e fora do cárcere. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 13, n. 2, p. 04–33, 2020. DOI: 10.28998/lte.2019.n.2.10191. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/10191. Acesso em: 21 dez. 2024.

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