Ensino Coletivo em Bandas Marciais Brasileiras e a realidade na cidade de Goiânia: Atualizado e Revisado

Autores

  • Aurélio Nogueira Sousa Universidade Federal da Bahia Secretária de Estado de Educação de Goiás

Palavras-chave:

Educação musical, ensino coletivo, banda marcial.

Resumo

Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como objeto a observação da metodologia de ensino em bandas escolares alocadas em escolas de tempo integral.Trata-se de um estudo experimental aplicado em duas bandas de Goiânia: Banda Marcial do Colégio Estadual Francisco Maria Dantas e Banda Marcial do Colégio Estadual Ismael Silva nas quais grupos de alunos tiveram os primeiros contatos com a música por meio métodos de ensino coletivo de instrumento musical “Tocar Junto” e “Da Capo”. O objetivo da pesquisa é estudar a aplicabilidade dos métodos mencionados, observando os benefícios que estes proporcionam nas escolas de tempo integral da cidade de Goiânia. A metodologia segue revisão de literatura, pesquisa de campo e análise de material didático. Em sua conclusão, espera-se que a pesquisa, em andamento, venha contribuir com a utilização de um material didático-pedagógico que possibilite ao aluno de banda escolar um aprendizado mais eficaz.

 

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Referências

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Sousa, A. N. (2019). Ensino Coletivo em Bandas Marciais Brasileiras e a realidade na cidade de Goiânia: Atualizado e Revisado. Revista Eletrônica De Música Da UFAL, 4(4). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/8768

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