Agérico Lins e a valsa "Guiomar": uma visão estrutural de sua composição
Palavras-chave:
Composição Musical, Musicologia, Banda de MúsicaResumo
Agérico Pontes de Azevedo Lins (1862 – 1935) foi um ilustre maestro alagoano que contribuiu imensamente no cenário das bandas de música no estado de Alagoas, isto graças à sua vasta atuação nesta região, como nos municípios de Passo de Camaragibe, Palmeira dos Índios, Pilar, Rio Largo, Fernão Velho e também Maceió, capital do estado. Nesta pesquisa, buscou-se realizar uma investigação da carreira musical que trilhou durante sua vida, como sua atuação profissional e seus trabalhos de composição musical. Muitos dos materiais originais que produziu acabaram sendo destruídos, após sua morte, por sua esposa que temia a doença que motivou seu óbito. Umas das poucas peças completas que sobraram foi a valsa “Guiomar”, que será apresentada neste artigo buscando realizar observações e apontamentos acerca de sua estrutura composicional. Como resultado deste trabalho, foi possível resgatar o nome de um importante músico alagoano, que merece seu reconhecimento no cenário histórico musical do estado de Alagoas, assim como foi possível compreender e apresentar uma visão estrutural de uma de suas principais composições musicais.
Downloads
Referências
ANAJAS, Fernanda. Resgate Musical: Prof. Agérico Pontes de Azevedo Lins. [S.l]: Cadenza Editorações Musicais, [201-].
DIÁRIO DA DONA GORDA. Infância: Memórias da Vovó Dina – parte 12, mai. 2010. Disponível em: <https://diariodadonagorda.wordpress.com/2010/05/23/memorias-da-vovo-dina-%e2%80%93-parte-12/> Acessado em: 23 de set. 2019.
MAGNO, Billy; VENTURA, Flávio. Filarmônica Mestre Elísio: Guiomar (Valsa) – Agérico Lins (1862-1935), mai. 2018. Disponível em: <https://filarmonicamestreelisio.blogspot.com/2018/05/guiomar-valsa-agerico-lins-1862-1935_8.html> Acesso em: 23 de set. 2019.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seincman. Ed. 3. São Paulo: Edusp, 2008.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que os artigos presentes na Revista MUSIFAL são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista MUSIFAL implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).