Instrumento metodológico para implantação e desenvolvimento de planejamento descentralizado nas unidades de saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106034Resumen
A experiência apresentada resulta de uma pesquisa empírica, realizada durante a pós-graduação em ensino na saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas FAMED/UFAL, que discutiu o planejamento em saúde como instrumento de fortalecimento da relação ensino-serviço nas unidades de saúde. Como produto de intervenção foi elaborado um instrumento metodológico descentralizado de planejamento, cujos passos estão descritos no relato.
Descargas
Citas
Paim JS. Planejamento em saúde para não especialistas. In Campos GSE (Org.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Fiocruz; 2002, p.767-782.
Teixeira CF. Planejamento em Saúde: conceitos, métodos e experiências. Salvador: EDUFRA; 2010.
Furtado JP, Campos, GWS, Oda WY, Campos RO. Planejamento e Avaliação em Saúde: entre antagonismo e colaboração. Cad. Saúde Pública. 2018; 34(7):e00087917.
Matus C. Política, planejamento e governo. Brasília (DF): IPEA; 1993.
Testa M. Pensamento Estratégico e Lógica da Programação. Hucitec Abrasco: São Paulo-Rio de Janeiro, 1995.
Merhy EE. Planejamento como tecnologia de gestão: tendências e debates sobre planejamento em saúde no Brasil, in: E. Gallo. Razão e planejamento: reflexões sobre política, estratégia e liberdade. São Paulo: Hucitec, 1995, p. 117-49.
Paim JS, Teixeira CF. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte. Rev. de Saúde Pública. 2006; 40: 73-78.
Jesus WLA, Teixeira CF. Planejamento governamental em saúde no estado da Bahia, Brasil: atores políticos, jogo social e aprendizado institucional. Ciênc. Saúde Coletiva. 2014; 19(9): 3839-3858.
Pinafo E, Carvalho BG, Nunes EFA. Descentralização da gestão: caminho percorrido, nós críticos e perspectivas. Ciênc. saúde coletiva. 2016; 21(5): 1511-1524.
Junges JR, Barbiani R, Zoboli ELCP. Planejamento Estratégico como exigência ética para a equipe e a gestão local da Atenção Básica em Saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19(53): 265-274.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.