Abrindo as portas de uma unidade de saúde da família através do telessaúde: a experiência dos usuários
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409010espRésumé
Introdução: Telessaúde é a oferta de serviços proporcionada por qualquer profissional de saúde que utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo a distância entre usuário e profissional como fator crítico. Objetivo: Descrever a percepção dos usuários atendidos via telessaúde por uma Unidade de Saúde Rural assim como identificar sugestões, críticas e expectativas. Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada por meio de entrevistas gravadas em áudio e/ou vídeo, integralmente transcritas, lidas, relidas e revisadas de acordo com a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foram entrevistadas 15 pessoas, com idades variando de 28 a 65 anos, atendidas via telessaúde por uma Unidade de Saúde Rural. Resultados e discussão: O principal destaque apontado pelos usuários foi a utilidade da telessaúde, facilitando o acesso das pessoas à Unidade de Saúde Rural. Conclusão: A pandemia impulsionou o serviço de telessaúde; as demandas foram variadas (receitas, orientações, solicitação e/ou verificação de exames); percebeu-se uma abertura para a difusão de informações mais confiáveis. Assim, entende-se que gestores de variadas esferas precisam atentar para essa modalidade, garantindo os meios necessários à sua utilização, além de permitir uma maior participação popular, tendo em vista a construção coletiva do Sistema Único de Saúde. Do início do estudo até hoje, permanece a utilização de telessaúde nessa Unidade de Saúde Rural, acatando-se as sugestões feitas pelos usuários. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Telessaúde; Covid-19; Sistema Único de Saúde.
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