Relato de experiência: A realização de um simpósio em doenças renais como estratégia de capacitação de profissionais da atenção primária à saúde
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308017Résumé
Introdução: A doença renal crônica (DRC) é uma condição progressiva e insidiosa que se tornou uma epidemia global. A atenção primária é fundamental na gestão da DRC, mas muitos médicos de família desconhecem ou não implementam as medidas necessárias. Objetivo: Descrever a experiência de realização de um simpósio sobre o cuidado das doenças renais, voltado para profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo descritivo, na modalidade relato de experiência. O evento foi organizado por nefrologistas e acadêmicos de medicina. Foram utilizados questionários para avaliar o impacto do simpósio no conhecimento dos participantes. Resultados: O simpósio ocorreu em março de 2021. Contou com a participação de 241 inscritos, principalmente médicos. As palestras abordaram diversos tópicos relacionados a doenças renais e gestão de saúde. Um questionário pré e pós-evento revelou um aumento significativo na aptidão dos participantes para lidar com essas condições. O simpósio permitiu aprimorar conhecimentos e habilidades e promover a integração entre profissionais de diferentes níveis de atenção. Também ofereceu experiências de aprendizado para os estudantes envolvidos na organização. Conclusões: O simpósio se mostrou como uma importante estratégia para melhorar a assistência às doenças renais, sendo uma experiência enriquecedora para os estudantes envolvidos.
Palavras-Chave: Nefropatias; Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada;
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.