Relato de experiência: A realização de ações de educação em saúde para mulheres em diálise como estratégia de promoção à saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308006Abstract
Introdução: Os cuidados primários dos pacientes portadores de Doença Renal Crônica em hemodiálise ficam, por vezes, sob coordenação do nefrologista. Os serviços de saúde devem construir estratégias para assistir integralmente às necessidades em saúde das mulheres. Objetivo: Descrever a experiência de idealização e execução de um projeto de educação em saúde sobre temas em saúde da mulher para pacientes em diálise em clínicas de nefrologia. Métodos: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, que envolveu nefrologistas e estudantes de graduações em saúde, que foram capacitados. Foi realizado em clínicas de diálise com usuárias e cuidadores. Resultados: As ações foram realizadas de maio de 2021 a maio de 2022, por meio de dinâmicas e atividades lúdicas sobre temas relevantes de saúde da mulher, como prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero, sexualidade e disfunção sexual, contracepção, climatério e gestação. O projetou promoveu autonomia das pacientes e estímulo ao autocuidado, além de um grande aprendizado aos acadêmicos. Conclusões: A realização de um projeto de extensão voltado para a saúde da mulher em diálise se mostrou como uma importante estratégia para melhoria do cuidado integral dessas pacientes.
Palavras-Chave: Educação em Saúde; Saúde da Mulher; Diálise Renal;
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.