RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • MEIRIELLE GOMES DOS SANTOS UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16739

Palavras-chave:

Recomposição da aprendizagem; Ensino; Língua Portuguesa; Pandemia.

Resumo

O presente trabalho busca analisar os impactos causados pela pandemia na educação pública de uma escola periférica situada no alto sertão alagoano, em turmas de 6º ano do Ensino Fundamenal e refletir acerca dos desafios do ensino de Língua portuguesa, considerando a abordagem de “recomposição da aprendizagem” nesse processo. Para isso, buscamos, dentro do Programa Residência Pedagógica (RP de Língua Portuguesa), leituras e discussões acerca das “habilidades prioritárias” colocadas pelo Referencial Curricular de Alagoas (2018) para as turmas do 6° ano, além do estudo sobre o que é o ensino baseado em recomposição de aprendizagem e suas contribuições para o enfrentamento dos desafios no ensino de língua portuguesa pós período pandêmico, no curso online “Defasagem de Aprendizagem no Fundamental 2” (2022), orientado e discutido no RP. Com isso, concluímos que trabalhar com a recomposição da aprendizagem, retomando habilidades que foram esquecidas ou não desenvolvidas durante a pandemia, torna-se um caminho urgente. Além disso, deve-se pensar numa recomposição que considere habilidades que façam sentido na trajetória desses alunos e dessas alunas que estudam na referida escola periférica municipal no alto sertão alagoano. 

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, M. (2024). RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS PERÍODO PANDÊMICO. Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 1(1). https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16739