RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PÓS PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16739Parole chiave:
Recomposição da aprendizagem; Ensino; Língua Portuguesa; Pandemia.Abstract
O presente trabalho busca analisar os impactos causados pela pandemia na educação pública de uma escola periférica situada no alto sertão alagoano, em turmas de 6º ano do Ensino Fundamenal e refletir acerca dos desafios do ensino de Língua portuguesa, considerando a abordagem de “recomposição da aprendizagem” nesse processo. Para isso, buscamos, dentro do Programa Residência Pedagógica (RP de Língua Portuguesa), leituras e discussões acerca das “habilidades prioritárias” colocadas pelo Referencial Curricular de Alagoas (2018) para as turmas do 6° ano, além do estudo sobre o que é o ensino baseado em recomposição de aprendizagem e suas contribuições para o enfrentamento dos desafios no ensino de língua portuguesa pós período pandêmico, no curso online “Defasagem de Aprendizagem no Fundamental 2” (2022), orientado e discutido no RP. Com isso, concluímos que trabalhar com a recomposição da aprendizagem, retomando habilidades que foram esquecidas ou não desenvolvidas durante a pandemia, torna-se um caminho urgente. Além disso, deve-se pensar numa recomposição que considere habilidades que façam sentido na trajetória desses alunos e dessas alunas que estudam na referida escola periférica municipal no alto sertão alagoano.