OS MAPAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE:

PRÁTICAS PARA SE PENSAR O LUGAR COM A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA

Autores

  • Lívia Maria Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL
  • Madson Cavalcante Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Denize dos Santos

Palavras-chave:

Geografia; Geotecnologias; Alfabetização cartográfica.

Resumo

Baseado nas experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na escola Estadual Humberto Mendes, com alunos do segundo ano do ensino médio em tempo integral, foi possível observar a necessidade da adoção de novas metodologias relativas ao ensino de geografia. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização de softwares e mapas para a facilitação do processo de alfabetização cartográfica nas escolas da educação básica. A pesquisa surge a fim de destacar a importância do entendimento de espaço geográfico na sociedade e informações temáticas que permitem compreender e interpretar os dados que são fundamentais para o mundo contemporâneo, como também, estar familiarizado com os mesmos. Tem-se a tecnologia como recurso didático não convencional que utiliza de conceitos cartográficos, podendo ser utilizada no ensino de cartografia para a educação básica.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Maria, L., Cavalcante, M., & Dos Santos, D. . (2024). OS MAPAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE:: PRÁTICAS PARA SE PENSAR O LUGAR COM A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16752

Edição

Seção

Resumo Expandido