OS MAPAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE:
PRÁTICAS PARA SE PENSAR O LUGAR COM A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA
Parole chiave:
Geografia; Geotecnologias; Alfabetização cartográfica.Abstract
Baseado nas experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na escola Estadual Humberto Mendes, com alunos do segundo ano do ensino médio em tempo integral, foi possível observar a necessidade da adoção de novas metodologias relativas ao ensino de geografia. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização de softwares e mapas para a facilitação do processo de alfabetização cartográfica nas escolas da educação básica. A pesquisa surge a fim de destacar a importância do entendimento de espaço geográfico na sociedade e informações temáticas que permitem compreender e interpretar os dados que são fundamentais para o mundo contemporâneo, como também, estar familiarizado com os mesmos. Tem-se a tecnologia como recurso didático não convencional que utiliza de conceitos cartográficos, podendo ser utilizada no ensino de cartografia para a educação básica.